NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 18.08.15 - 19h00

Prefeitura investe R$ 75,3 milhões na Operação Verão 2015

img_alt

A ação, lançada pelo prefeito Geraldo Julio conta com serviços de recapeamento, recuperação de paralelepípedos e troca de placas em toda a cidade. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

O prefeito Geraldo Julio anunciou, na tarde desta terça-feira (18), um conjunto de obras no valor de R$ 75,3 milhões em serviços de recapeamento asfáltico, recuperação de paralelepípedos e troca de placas de concreto em toda a cidade. Trata-se da Operação Verão 2015, que, depois de um dos invernos mais rigorosos dos últimos anos,  com chuvas que superaram a média histórica, pretende recuperar as condições dos principais corredores viários da cidade, melhorando a mobilidade no Recife.

"Nos últimos dois anos e meio nós conseguimos ampliar os investimentos feitos na pavimentação da cidade. A intensidade das chuvas trouxe muitos transtornos para várias localidades, mas agora que as chuvas estão dando um alívio vamos entrar forte nessa operação para as pessoas poderem se locomover tranquilamente pelas ruas da cidade", declarou o prefeito Geraldo Julio.

Meta é tapar cerca de dois mil buracos por mês, e para isso a Prefeitura vai mobilizar 257 trabalhadores, divididos em 29 equipes de trabalho.

A Operação Verão 2015, coordenada pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife, já está na terceira edição, e na sua programação consta o recapeamento de 120 quilômetros de ruas e avenidas, troca de 375 placas de concreto e a substituição de 24 mil metros quadrados de paralelepípedos. A meta é tapar cerca de dois mil buracos por mês, e para isso a Prefeitura vai mobilizar 6 equipes de recapeamento, com 120 homens; 9 equipes de tapa-buracos, com 45 trabalhadores; 12 equipes para os serviços de paralelepípedos, com 72 trabalhadores; e 20 homens trabalhando na troca das placas de concreto. No total serão 257 trabalhadores, divididos em 29 equipes de trabalho.

Fernandha Batista, diretora de Manutenção Urbana da Emlurb, falou do estudo feito para o início da operação: "Esse trabalho hoje é embasado em dados que foram levantados via por via da cidade. A prefeitura tomou essa decisão por não haver um diagnóstico efetivo em relação às condições e características de todo o sistema viário da cidade. Hoje a gente sabe exatamente quantas ruas e quantos tipos de pavimentos existem, e a partir daí fizemos um planejamento adequado para otimizarmos a aplicação dos recursos na manutenção do pavimento", explicou.


Mesmo antes do início da ação lançada nesta tarde, o serviço emergencial continuou durante o inverno, com mais de 3,6 mil buracos tapados de abril até hoje.  Em 2013 e 2014, a Prefeitura também fez o recapeamento de 317 quilômetros de ruas e avenidas e fez a substituição de 2.498 placas de concreto. Outras 263 vias receberam serviços de recuperação e implantação de paralelepípedos e 34 mil buracos foram tapados.

Na Operação Verão 2015 serão priorizados os serviços nas vias que estejam com um alto grau de degradação, corredores de transporte coletivo e locais que permitem o acesso aos equipamentos públicos, como escolas e postos de saúde. A malha viária do Recife tem uma extensão de 2.253 quilômetros. São mais de 883 quilômetros de ruas e avenidas asfaltadas, 106 quilômetros com placas de concreto, 766 quilômetros em paralelepípedo e 496 quilômetros de ruas não pavimentadas.

"As chuvas deixaram transtornos que realmente mexem na vida das pessoas, mas a partir dessa Operação Verão - que lançamos hoje - vamos poder fazer os investimentos necessários, tapar os buracos existentes na cidade, continuar a substituição de placas de concreto nas grandes avenidas, e fazer o recapeamento de mais algumas vias", completou o prefeito Geraldo Julio.

CHUVAS - Nos últimos 75 dias choveu em Recife 65 dias, impossibilitando alguns serviços de tapa-buraco. Nos meses de junho e julho choveram 20% e 28% acima da média, respectivamente. Destaque para as pancadas de chuvas que danificam bastante as ruas e avenidas, como as ocorridas nos dias 29 de junho e 4 de julho. Sendo a do dia 29 a maior chuva dos últimos 29 anos.

Muita concentração de água em poucos dias como os 681 milímetros em 10 dias registrados no mês de junho, praticamente o dobro do previsto para o mês de junho, aumentou o desgaste do pavimento das ruas e avenidas da cidade. O somatório das médias histórica dos meses de junho, julho e agosto já foi superada mesmo sem finalizarmos o mês atual.