NOTÍCIAS

| 18.09.14 - 09h00

CTTU desenvolve ações educativas em comemoração à Semana Nacional de Trânsito

Atividades serão apresentadas entre 18 e 25 de setembro.



Para comemorar a Semana Nacional de Trânsito, que acontece entre 18 e 25 de setembro, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) em parceria com o Comitê Municipal de Prevenção de Acidentes de Trânsito (COMPAT), que tem a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, montou uma programação especial sob o tema “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”. Durante os sete dias, ações educativas e apresentações teatrais vão movimentar a cidade e levar cidadania e conhecimento à população.

Durante a semana, a CTTU vai percorrer escolas públicas e privadas com a apresentação teatral "A Faixa é nossa amiga", que vai levar de forma lúdica informações sobre a importância do respeito aos pedestres e destacar o uso correto da faixa e a responsabilidade de motoristas, ciclistas e pedestres. Além disso, artistas educadores irão estar presentes nas travessias semaforizadas e não semaforizadas de vias movimentadas da cidade, distribuindo informações e materiais educativos com foco no respeito aos pedestres. No total, cerca de 60 profissionais estarão envolvidos nas ações.

Segundo Francisco Irineu, chefe de educação para o trânsito da CTTU, a novidade neste ano são as ações nas faixas não semaforizadas, locais onde o pedestre precisa ter mais atenção e os condutores devem redobrar o cuidado. "Nós queremos difundir a cultura de respeito à passagem segura dos pedestres, mesmo quando não existe o auxílio dos semáforos para realizar a travessia. Trata-se de uma questão de educação, respeito e cidadania", destacou.

Já no dia 22, o Dia Mundial Sem Meu Carro será celebrado com uma campanha de conscientização e incentivo à boa convivência entre os modais na Zona 30, no Bairro do Recife, com o objetivo de garantir o uso seguro e equitativo do espaço público entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Além disso, nos dias 24 e 25, durante a XIV Feira de Educação de Trânsito DETRAN-PE, a Secretaria de Educação do Recife e a LEGO ZOOM Education, parceiras na implantação do Programa Robótica na Escola na rede municipal de ensino, vão montar uma miniestação de trânsito durante a Feira de Educação de Trânsito. Através de um simulador, os estudantes vão percorrer um circuito como os de Fórmula 1. Os alunos irão controlar carros feitos de peças LEGO através de uma estação de controle, que é um cockpit de videogame adaptado. Vinte escolas receberão as atividades.

A SEMANA - A Semana Nacional do Trânsito é uma comemoração anual, que acontece sempre entre os dias 18 e 25 de setembro. A data foi estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) com o objetivo de mobilizar o país na causa da segurança das pessoas no trânsito. A programação é caracterizada por uma série de eventos e ações educativas promovidas por todos os órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito.

Abaixo, confira toda a programação da Semana Nacional do Trânsito no Recife. Em todos os dias, além do teatro nas escolas, haverá a ação educativa "No trânsito somos todos pedestres" em vias públicas:

Dia 18
Apresentação teatral "A Faixa é nossa amiga"
Hora: 7h
Local: Escola Municipal Oswaldo Lima Filho. Avenida Domingos Ferreira, 1040, Pina

Dia 19
Apresentação teatral "A Faixa é nossa amiga"
Hora: 7h
Local: Colégio Cristão do Recife. Rua Waldermar Nery Carneiro Monteiro, 101, Boa Viagem

Dia 20
Apresentação teatral "A Faixa é nossa amiga"
Hora: 7h
Local: Colégio Cristão do Recife. Rua Waldermar Nery Carneiro Monteiro, 101, Boa Viagem

Dia 21
Apresentação teatral "A Faixa é nossa amiga"
Hora: 7h
Local: Colégio Cristão do Recife. Rua Waldermar Nery Carneiro Monteiro, 101, Boa Viagem

Dia 22
Apresentação teatral "A Faixa é nossa amiga"
Hora: 7h
Local: Colégio Marista. Rua Jorge de Tasso Neto, 318. Apipucos

Ação Dia Mundial sem Meu Carro (distribuição de material educativo)
Local: Zona 30
Hora: 8h às 17h

Dia 23
Apresentação teatral "A Faixa é nossa amiga"
Hora: 7h
Local: Escola Municipal Ricardo Gama. Rua Guarujá, 160. Linha do Tiro

Dia 24 e 25
XIV Feira de Educação de Trânsito DETRAN-PE (Jogo /Game Show; Teatro - "A Faixa é nossa Amiga" e Projeto Robótica em Educação para o Trânsito. CTTU participa em parceria com a Secretaria Municipal de Educação)
Hora: 9h às 17h
Local: Sítio da Trindade, Casa Amarela