Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Transformação Digital | 18.10.23 - 13h29

No Rec’n’Play 2023, Prefeitura do Recife oferece ampla programação e apresenta serviços no ambiente digital

img_alt

“A Pref Tá On” é o conceito levado para este que é um dos mais importantes eventos de inovação e tecnologia do Brasil. Mais de dez secretarias e órgãos terão programação e atividades, de 18 a 21 de outubro, no bairro do Recife. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

A capital pernambucana já está conectada com o universo digital e nesta quinta edição do Rec’n’Play a Prefeitura do Recife chega em peso, neste que é um dos maiores e mais importantes eventos de inovação e tecnologia do Brasil. “A Pref Tá On” é o conceito levado para o festival e o governo municipal levará ao público tudo sobre governo digital (e-Gov) com uma programação que inclui palestras, rodas de conversa, atividades interativas e culturais e serviços. Além disso, a Prefeitura vai oferecer ao público o Espaço Conecta, um ambiente com pegada digital, que proporcionará às pessoas um cardápio de ações e iniciativas municipais. O Rec’n’Play, que é gratuito, é uma realização do Porto Digital com a Ampla e conta com o apoio do governo municipal e acontece em todo o Bairro do Recife, de 18 a 21 de outubro. A programação completa está disponível no link recnplaypref.recife.pe.gov.br. Na manhã desta quinta-feira (18), o prefeito João Campos foi conferir de perto a estrutura do Espaço Conecta.

“O Rec’n’Play é um grande festival cultural, de educação, tecnologia e arte e acontece no coração da nossa cidade. Convido a todos e todas a virem curtir e aproveitar o evento, que tem ativações em todo o Bairro do Recife, e o melhor: é feito pela nossa gente, com a nossa cultura e a nossa tecnologia. O festival vai inspirar muito não só a nossa capital e o estado de Pernambuco, mas todo o Brasil”, disse o prefeito.

Com 72 m², o Espaço Conecta - montado na Avenida Rio Branco - está dividido em cinco ambientes. O visitante terá a experiência de conhecer o Portal Conecta Recife com toda a sua potencialidade enquanto catalisador dos serviços públicos municipais; o Eita!Recife, que trabalha especificamente com processos de inovação aberta. O GO Recife e toda sua capacidade na geração de emprego e renda também marcará presença. A mascote do time da Emprel, a TV Conecta Recife, é outra iniciativa que estará no espaço com um estúdio montado para experimentação dos visitantes. A TV streaming da Prefeitura chega para reforçar, de um jeito inovador, a comunicação pública e governamental por meio de canais digitais como o Youtube, Instagram e o WhatsApp.

Fechando as atividades oferecidas dentro do Espaço Conecta, uma arena montada receberá palestras, rodas de conversa e atividades lúdicas. Para cada dia uma experiência diferente. No dia da abertura (18) a arena abordará o tema Sustentabilidade; no dia seguinte (19) é a vez da Comunicação Pública com duas rodas de debates, uma sobre “A representatividade negra dentro do webjornalismo” e “As transmissões ao vivo da TV Concreta Recife: da montagem aos resultados de audiência”; no dia 20 é a vez da galera Geek aproveitar as atividades do espaço; e por fim, no último dia (21), a programação é toda voltada para a criançada.

O Espaço Conecta também vai oportunizar às pessoas o acesso fácil e simplificado aos serviços municipais é um dos principais focos que faz parte da jornada da transformação digital da Prefeitura do Recife. A montagem conta com um ambiente vivo e interativo que permitirá a experimentação de alguns dos principais projetos desenvolvidos dentro da Empresa Municipal de Informática (Emprel) e da Secretaria Executiva de Transformação Digital, além de outras iniciativas de secretarias municipais parceiras, como de Desenvolvimento Econômico, de Educação, de Cultura, de Inovação Urbana, de Meio Ambiente e Sustentabilidade, de Segurança Cidadã, de Mulher, de Direitos Humanos, do Programa Recentro, de Turismo e Lazer, de Esportes, entre outras.

A diversidade de atividades e da programação também é um dos principais ativos levados pela Prefeitura do Recife para o Rec’n’Play. Uma oportunidade repleta de criatividade para conhecer um pouco mais sobre a transformação digital presente hoje em todas as secretarias e órgãos da administração pública da cidade. Em cada processo dessa transformação está no centro dos objetivos de um governo capaz de oferecer seus serviços para além do meio presencial.

Durante todo o Rec’n’Play, a Emlurb, CTTU, Guarda Municipal e a Secretaria Executiva de Controle Urbano estarão a postos para atuar na infraestrutura do festival. Limpeza, trânsito, segurança e fiscalização ficarão a cargo de cada um destes órgãos da Prefeitura. Confira abaixo um resumo das atividades da Prefeitura do Recife no Rec’n’Play:

Empresa Municipal de Informática (Emprel) - Processos de inovação aberta voltados para organismos públicos e governamentais. Esta é a proposta central do Gov In Play, que entra na sua quinta edição e acontecerá dentro da programação geral do  Rec’n’Play nos dias 18 e 19 de outubro, no Teatro Apolo, iniciando sempre às 14h. A iniciativa é organizada pela Empresa Municipal do Recife (Emprel) junto com a Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI). Para participar é preciso se inscrever pelo site: http://www.govinplay.rec.br/#inscricao.

Secretaria Executiva de Transformação Digital - Durante o Rec’n’Play, a Secretaria Executiva de Transformação Digital faz o lançamento da Moeda Capiba. Um jeito diferente e interativo de conhecer e viver a cidade, a moeda é uma inovação baseada em desafios com ganho de moedas que podem ser trocadas por brindes e outras surpresas. A estreia conta desafios montados especificamente para este que é um dos maiores festivais de inovação e tecnologia do Brasil. Instalado dentro do Conecta Recife App (versão mobile gratuito e que não consome o pacote de dados), é preciso atualizar para a nova versão e entrar de forma identificada com login e senha para participar.

Desenvolvimento Econômico - Governo digital, tecnologias assistivas, inteligência artificial e novas oportunidades para microempreendedores e apoio à propriedade intelectual são os temas que integram a programação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, no Rec'N'Play 2023. Serão 16 eventos, entre palestras, debates, painéis e mesas-redondas, além de duas grandes ações externas. No dia 18, a Gerência de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) faz a abertura, com a apresentação do EITA! Recife, no Cesar School Brum, às 10h. O Investe Recife promove, na sequência, dois eventos: um sobre o Inspira Sampa, o hub de inovação de São Paulo (Livraria Jaqueira, 14h) e outro sobre a importância do registro da propriedade intelectual (TI Saúde, Rua Mariz e Barros, 15h).

No dia 19, a CTI realiza mais dois eventos: inteligência artificial e direito processual (Cesar Tiradentes, 10h30) e a importância do empreendedorismo feminino (sede do Porto Digital, 16h30). O Investe Recife tem três atividades programadas no Cesar School Brum, na Livraria Jaqueira e na sede do Porto Digital. Na sexta (20), serão mais oito ações, entre eles sobre a importância da diversidade na área de tecnologia (Livraria Jaqueira, 10h), encontro de Urban Living Labs (Cesar School Brum, 10h), Mercado Livre e microemprendedores digitais (Livraria Jaqueira, 11h), iniciativas de governo digital da Estônia e do Recife (Moinho Recife, 11h15), entre outras. As ações externas da SDECTI no Rec'N'Play serão a feira do empreendedorismo, reunindo 32 microempresários que vão vender seus produtos na Rua Domingo José Martins, e a instalação "Sansão Gigante no Recife". Trata-se do coelhinho de estimação da Turma da Mônica no tamanho de 11,5 metros e que ficará instalada no Marco Zero até o dia 25.

Educação - A Secretaria de Educação do Recife marcará presença no evento com muita tecnologia. Serão promovidas oficinas de programação e pensamento computacional a partir de uma plataforma que auxilia na criação de protótipos muito usada por iniciantes na área, o arduino; introdução à robótica de WeDo; robótica humanoide com o robô NAO e laboratórios itinerantes da Primeira Infância. A grande novidade fica por conta da Arena Embarque Digital, onde estudantes do programa apresentam seus principais projetos desenvolvidos ao longo do curso.

Cultura - A Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife estarão com dois palcos e uma programação musical caprichada para embalar os participantes do Festival Rec’n’Play. Na Rua do Observatório, em frente à Torre Malakoff, o Palco Recife Cidade da Música, que celebra também o título que a Unesco conferiu à cidade em 2021. O segundo palco ficará na Rua do Bom Jesus. Entre as atrações, estão Devotos, Uana e Academia da Berlinda. Cortejos celebrando a cultura pernambucana também serão realizados durante o evento.

Inovação Urbana - A programação da Secretaria Executiva de Inovação Urbana (Seiurb) inclui palestras, oficinas, caminhada artística e atividades externas. Na quarta (18), a partir das 9h, na creche do Pilar, acontece a oficina “Mobiliários urbanos de tijolos ecológicos: construindo espaços de convívio sustentáveis”. Na ocasião, será abordada a criação de mobiliários urbanos feitos com tijolos ecológicos de resíduos de construção civil, ressignificando áreas degradadas. No mesmo dia, às 10h, no TI Saúde (Rua Mariz e Barros, 311), terá a roda de conversa “Como a Tecnologia Social Inovadora Contribui no Exercício do Gerenciamento Social”, com o psicólogo Renato Carneiro, pós-graduado em Gestão de Projetos Sociais, e mediação de Tania Santana, do Transforma Recife.

Na quinta (19), às 11h, o HUB Plural será palco para a apresentação “Experiências vivenciadas pelos embaixadores do Programa Mais Vida nas comunidades do Recife”, que mostrará relatos da transformação física, social e ambiental trazida pelo Programa nas comunidades. No Pilar, das 10h às 11h da sexta (20), a comunidade participará da atividade “Ecomobiliário afetivo: experiência na primeira infância na Creche do Pilar”, em que será apresentado o processo de escuta da primeira infância para o desenvolvimento de projeto de mobiliário voltado para crianças da creche. Já no sábado (21), das 10h às 12h, acontecerá a “Andada artística: Bairro do Recife e arte pública”, com visita guiada a painéis e intervenções artísticas feitas em espaço público no Bairro do Recife.

Segurança Cidadã - A Secretaria de Segurança Cidadã levará a experiência do Compaz, programa premiado pelas Nações Unidas, para o  Rec'n'Play. Serão três oportunidades, conduzindo debates e mesas redondas sobre prevenção da violência nos espaços urbanos, protagonismo feminino e valorização das periferias.

Mulher - A Secretaria da Mulher do Recife terá uma participação com oficinas, feira de artesanato e serviços de orientação à prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher. Também haverá a apresentação da Comunidade Tá Com Elas, projeto que fortalece e estimula o empreendedorismo para mulheres. Entre os atrativos da Secretaria, está a participação de 24 mulheres que integram a Rede de Artesãs, que dá às mulheres acesso e informações sobre feiras de artesanato, cursos, organização produtiva e gestão de negócios.

Direitos Humanos - Já a Secretaria Executiva de Direitos Humanos promoverá a oficina "As possibilidades das mídias sociais como ferramenta de Direitos Humanos", no Rec’n’Play. Promovida pela Gerência da Criança e do Adolescente e a Gerência da Pessoa Idosa, a atividade acontece às 14h da quinta-feira (19), no Cesar Tiradentes (1º andar - sala 1), na Rua Bione, número 220. Dentre os objetivos da oficina, estão a conscientização da inclusão digital, os impactos da fake news, prevenção de abuso e exploração sexual na internet, como lidar com conflitos de maneira construtiva e fomentar uma cultura de paz online.

Meio Ambiente e Sustentabilidade - A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade oferecerá a palestra “Aprendizagem baseada em jogos e educação ambiental: teoria e prática”. O encontro vai mostrar, na quinta-feira (19), como a tecnologia serve de apoio para a conscientização ambiental. A atividade será realizada às 10h, na Escola Técnica Porto Digital - Auditório e ministrada pelo Game designer Daniel Nipo, coordenador pedagógico na área de Tecnologia e Jogos Educacionais da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Programa Recentro - O gabinete do Centro do Recife/Recentro terá uma trilha com quatro locais de participação dentro do Rec n Play: Smartlet; Casa Cor; Comunidade do Pilar e Ponto Recentro VUCO. No dia 18, o Recentro inicia, na Praça da Independência, o V.U.C.O. (Viver o Urbano Caminhando e Ocupando), uma experimentação urbana que será realizada no âmbito da Cooperação Internacional Recife-Nantes. O experimento contará com mobiliário urbano, soluções de iluminação e arte urbana, que visa melhorar a experiência de uso e permanência das pessoas nesta área urbana durante o dia e à noite. No dia 19, o Recentro realiza no Smartlet - equipamento junto ao Cais do Sertão - a roda de conversa “Por um Centro mais inclusivo”, com Ana Paula Vilaça (Recentro) e convidados. Já no dia 20, haverá um Mutirão da Rota da Infância na Comunidade do Pilar com a realização de pintura da rua, das quadras, brinquedos e calçadas e plantio de mudas. A atividade é realizada em parceria com a Aliança pelo Centro do Recife e moradores.

Turismo e Lazer - A Secretaria de Turismo e Lazer estará presente no Rec’n’Play com a palestra do designer da pasta. Flank Bekenball ministrará a atividade "Design e inovação no setor público: como transformar ambientes burocráticos em criativos através do design thinking. O encontro será no dia 19 de outubro, no CESAR, localizado na Rua Bione, nº 220, das 14h às 16h.

Esportes - A Secretaria de Esportes estará presente com o Se Mexe Comigo, plataforma de compartilhamento de atividades físicas. O serviço está presente no portal de serviços Conecta Recife e permite a criação e divulgação de eventos esportivos. Assim, outros públicos podem procurar os que mais se identificam e também participar. A funcionalidade foi desenvolvida pela Secretaria de Esportes em parceria com a CFTI, startup que venceu o E.I.T.A Recife ( Esquadrão de Inovação e Transformação Aberta - EITA! Recife) em 2022.

Trabalho e Qualificação Profissional - A Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional do Recife estará presente em mais uma edição do Rec'n'Play durante todos os dias na Feira Pop, com 10 empreendedores ligados aos ramos da cultura geek e  gastronomia.