NOTÍCIAS

Saúde | 18.11.15 - 16h34

Prefeitura do Recife leva atividades do Novembro Azul para terreiro de matriz africana

Ontem, ação de saúde aconteceu na Secretaria de Defesa Social

Nesta quinta-feira (19), profissionais da Secretaria de Saúde do Recife vão levar orientações para os homens no Terreiro Pai Marcos, que fica na Rua Frederico Maranhão, nº 34, na UR-7. Na ocasião, serão oferecidos serviços de aferição de pressão e teste de glicose, além de uma roda de conversa sobre saúde do homem. O evento vai acontecer das 14h às 16h e integra o calendário de programação do Novembro Azul.

Ontem (17), a ação aconteceu na sede da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, em Santo Amaro. Além dos serviços básicos – como aferição de pressão arterial, teste de glicose, teste rápido de HIV/Sífilis e vacinação –, os profissionais assistiram a uma palestra sobre o câncer de próstata, apresentada pelo médico urologista e coordenador do Samu Metropolitano, Leonardo Gomes. De acordo com o médico, as chances de cura da doença variam de 80% a 90% quando o diagnóstico é feito de forma precoce.

Segundo ele, os exames devem ser feitos a partir dos 50 anos de idade, mas existe um grupo de risco que deve começar um pouco antes. “Homens da raça negra, aqueles que têm histórico da doença na família ou que tem obesidade, precisam fazer os exames aos 45 anos”, explicou o urologista.

O policial militar Davyson de Melo, de 34 anos, assistiu à palestra e passou pelos outros testes oferecidos durante o evento. “Tenho pressão alta, aproveitei para aferir e ver se estava tudo bem. Também tomei a vacina que ainda não havia tomado este ano”, disse.

--