NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 18.12.15 - 17h51

Transforma Recife inspira rede de solidariedade em Petrópolis

img_alt

Prefeitura da cidade fluminense se baseou na iniciativa da PCR para lançar o Transforma Petrópolis. (Foto: Evaldo Macedo/Divulgação)

 

PETRÓPOLIS (RJ) – A população de Petrópolis, no Rio de Janeiro, agora possui uma plataforma de voluntariado inspirada no Transforma Recife, uma iniciativa da Prefeitura do Recife. O prefeito Geraldo Julio prestigiou o lançamento do Transforma Petrópolis nesta sexta-feira (18) e acompanhou de perto os primeiros passos da iniciativa na cidade. No mês de outubro deste ano, o gestor municipal recebeu no Recife a visita do prefeito de Petrópolis (RJ), Rubens Bomtempo, que veio até a capital pernambucana para conhecer de perto o funcionamento do site.

A iniciativa do Transforma Recife foi pioneira no Brasil e serve como uma plataforma que cruza dados de pessoas que querem fazer trabalho voluntário com organizações não governamentais. “Estamos felizes em ver Petrópolis implantando um programa de tanto sucesso e nos mesmos moldes do Transforma Recife. O objetivo é unir as pessoas que querem ser voluntárias  com as ONGs que fazem trabalhos com idosos, crianças, pessoas em tratamento médico”, revelou Geraldo. “Esse trabalho lá no Recife já vem ajudando bastante quem mais precisa de ajuda e fico feliz em ver o Transforma Petrópolis começar já mais aprimorado”, acrescentou.

O Transforma Recife, primeiro projeto de voluntariado que foi lançado por uma prefeitura, já atingiu a marca de mais de 60 mil voluntários e de 380 instituições beneficentes cadastradas. A plataforma funciona como uma rede social, com um sistema que cruza os perfis de interesse, onde os voluntários realizam o cadastro incluindo preferências de atuação, localização, horários e causa ideal, com as diversas oportunidades de voluntariado e em seguida é feito o cruzamento dos dados para que os voluntários e instituições sejam aproximados. Outro número importante atingido pelo Transforma Recife foi o de mais de 200 mil horas dedicadas ao trabalho voluntário registradas no voluntariômetro do projeto, que está localizado na Avenida Agamenon Magalhães. 

“O Recife está acontecendo aqui neste momento. Acredito que o prefeito Geraldo Julio está muito feliz em ver o que está acontecendo aqui em Petrópolis. Estamos iniciando a consolidação de um trabalho que chegou para ficar. Agora vamos arregaçar as mangas e colocar este trabalho para frente. Acho que em fevereiro já vamos ter esta plataforma funcionando. Vamos voltar a produzir as relações entre as pessoas, entre quem ajuda e quem quer ser ajudado”, disse o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo. 

Recentemente, o Transforma Recife também disponibilizou 500 vagas para voluntários que desejam ajudar no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Através do Transforma, também houve um reforço na Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea para que as pessoas pudessem se cadastrar e no futuro se transformarem em possíveis doadores. 

PLATAFORMA – Os voluntários realizam o cadastro incluindo preferências de atuação, localização, horários e causa ideal. Já as entidades informam as necessidades para ampliarem ou desenvolverem melhor os trabalhos. Os interessados podem se cadastrar na plataforma do programa através do site www.transformarecife.com.br. Também é possível realizar a inscrição na sede do projeto, que funciona na Rua do Bom Jesus, n° 180, das 9h às 12h e das 15h às 17h.