NOTÍCIAS

Mobilidade | 18.12.15 - 17h05

Zona Oeste ganha nova ciclofaixa permanente a partir da próxima segunda-feira (21)

Com 1,1 quilômetro de extensão, a Ciclofaixa Inácio Monteiro vai estar ligada à ciclofaixa do Cavouco

  

A partir de segunda-feira (21), a Prefeitura do Recife vai beneficiar a Zona Oeste da cidade com mais uma ciclofaixa permanente. A Rota Inácio Monteiro terá 1,1 quilômetro de extensão e funcionará de forma permanente permitindo a ligação com a Ciclofaixa do Cavouco. O projeto foi elaborado pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), seguindo as diretrizes do Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife (PDC/RMR) e vai compor a Rede Cicloviária Complementar, que é de responsabilidade dos municípios da RMR. A Ciclofaixa Inácio Monteiro terá fluxo bidirecional e vai realizar um percurso entre a Rua Professor Joaquim Xavier de Brito e a Avenida Inácio Monteiro. 

De acordo com a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a implantação da nova rota é um passo importante para que seja dada continuidade à construção de uma rede cicloviária extensa e funcional, que atenda a pontos de interesse público. “A nova rota da Inácio Monteiro liga-se à rota do Cavouco. No início de 2016, vamos implantar a rota de Jardim São Paulo. Com isso, será possível conectar a Zona Oeste à Zona Sul, através de uma rede ciclável de mais de 20 quilômetros”, disse. Todo o percurso que compõe a nova rota terá sinalização vertical e horizontal, com tachões realizando a delimitação da via. 

A Rua Doutor Miguel Vieira Ferreira, que fica entre a Avenida Inácio Monteiro e a Avenida do Forte, receberá tratamento de ciclorrota, o que permitirá a ligação entre a rota da Inácio Monteiro e da Tiradentes, na Avenida do Forte. Dessa forma, será possível fazer uma conexão que atenderá a dez bairros: Engenho do Meio, Jardim São Paulo, Iputinga, Cordeiro, Torrões, San Martin, Mangueira, Mustardinha, Afogados e Imbiribeira.

A fiscalização da ciclofaixa será realizada por agentes de trânsito em viaturas e motos, através de rondas periódicas. A CTTU destaca a importância do respeito às leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que proíbem o estacionamento e a circulação na área destinada exclusivamente aos ciclistas. Os motoristas que estacionarem sobre a ciclofaixa ou forem flagrados circulando sobre o equipamento estão passíveis de multa grave e gravíssima, no valor de R$ 127, 69 e R$ 574,62 e 5 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), respectivamente.

REDE CICLOVIÁRIA COMPLEMENTAR - A Prefeitura do Recife realizou a prospecção de novas rotas cicláveis em consonância com o Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife (PDC/RMR). As rotas irão compor a  Rede Cicloviária Complementar, que está sendo projetada de forma que as novas rotas cicláveis se conectem com as já existentes e com Rede Cicloviária Metropolitana, que está sendo elaborada pelo Governo do Estado. Os projetos priorizam o atendimento aos bairros que abrigam polos de interesse público, como parques, praças, mercados públicos e terminais de ônibus, criando pontos de conectividade entre esses equipamentos. 

Além da rota Inácio Monteiro, no Cordeiro, está prevista para ser implantada, no início de 2016, a rota de Jardim São Paulo. Também está em fase de execução a ciclovia da pista leste da Via Mangue, que tem previsão de entrega também para o início de 2016. O equipamento será integrado a uma nova ciclofaixa na Avenida Antônio Falcão, realizando a conexão entre a Via Mangue e a Avenida Mascarenhas de Moraes. Ainda para compor a malha ciclável do município, está sendo construída uma nova ciclovia no canal do Arruda. Atualmente o Recife possui uma malha ciclável de 34 quilômetros de extensão.