Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 19.01.16 - 19h06

PCR promove roda de diálogo sobre Diversidade Religiosa e Direitos Humanos

A palestra "O Panorama Religioso e Intolerâncias no Brasil", será ministrada pelo cientista social Cássio Raniere.

A Prefeitura do Recife, por meio da Gerência de Igualdade Racial da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, realiza nesta quinta-feira (21), a roda de diálogo sobre Diversidade Religiosa e Direitos Humanos.

A palestra magna "O Panorama Religioso e Intolerâncias no Brasil", será ministrada por Cássio Raniere, cientista social (UFRPE), mestrando em Antropologia (UFPE) e pesquisador do Grupo de Estudo de Diversidade Religiosa e Intolerância (Gedri - UFRPE). O evento, que faz parte da programação do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, vai acontecer às 14h, no auditório Capiba, no 15º andar do prédio sede da PCR.

Saiba mais:
O campo religioso brasileiro na contemporaneidade se traduz como um universo inventivo que vem sendo (re)modelado através dos sujeitos ao se (des)filiarem das mais diversas agências do sagrado. Frente aos novos anseios dos fiéis e da diversidade religiosa criada, algumas instituições têm repensado ou mesmo reforçado suas tradições. Já outras, têm surgido e reivindicado cada vez mais, autonomia no gerenciamento de seus fiéis.

Esta pluralidade do campo religioso decorre, em muito, do movimento de conversão, onde os sujeitos se sentem mais aptos em retirar das religiões aquilo que faz mais sentido para suas vidas. Sabemos que a construção desta diversidade não se dá sem que haja conflitos, em muitos casos, traduzidos em manifestações da intolerância religiosa. Pensar o etnocentrismo latente e de como ele se manifesta em nossas ações torna-se importante para que possamos combater sua efetivação, seja na forma de intolerâncias ou mesmo o racismo. Ainda observar como estão caminhando os marcos legais que busca combater efetivamente a exclusão, negação e acepção de pessoas por sua diferença.