Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 19.01.24 - 19h17

Carnaval começa a espalhar seus palcos, estruturas e decorações pela cidade

img_alt

No Cais da Alfândega, na Rua do Observatório e no Marco Zero, a montagem já começou. Pontes e ruas do Recife Antigo também já estão sendo preparadas. E tem até palco pronto já, na Rua da Moeda e no Pátio de São Pedro, que recebem, entre outros locais, um extenso calendário de prévias, com mais de 40 eventos, até o próximo dia 7 (Foto: Marlon Diego)

Enquanto as prévias fervem por toda a cidade, o Recife já se veste para receber o maior, mais bonito e animado Carnaval em linha reta. No Pátio de São Pedro e na Rua da Moeda, os palcos já estão prontos, para receber o intenso calendário com mais de 40 prévias, iniciado no último dia 13 de janeiro. No Cais da Alfândega, na Rua do Observatório e no Marco Zero, os trabalhos de montagem estão a pleno vapor.

As pontes do Recife Antigo já começaram a receber as estruturas de apoio para instalação dos coloridos pórticos momescos, que abrem alas para a folia recifense. Além disso, várias ruas do bairro histórico, que será todo tomado pela festa, já começaram a receber elementos decorativos como banner e totens.

No Marco Zero, já começou a montagem do maior palco da festa, que confirmará sua majestade neste que promete ser um dos mais bonitos e maiores carnavais que o Recife já celebrou. A estrutura, que começou a ser montada no último dia 11 de janeiro, terá 70 metros de largura e 26 de profundidade, com moldura toda coberta por painéis de led, com volumetria, que trarão fotos, grafismos, elementos decorativos e até informações sobre a festa, com efeito 3D, para fazer a beleza do Carnaval do Recife pulsar e chegar ainda mais perto de cada folião.

Exatamente como aconteceu no ano passado, o palco contará com uma passarela estendida, avançando em direção aos galpões do cais, para ganhar quase o dobro da área cênica de que dispunha anteriormente. Além de mais espaço para as apresentações, a estrutura garante mais visibilidade para o público que estiver na Marquês de Olinda, na Alfredo Lisboa e na Rio Branco, democratizando ainda mais a maior festa de rua do país. A animação também será ampliada, com a instalação de estrutura para DJs em cima do palco, que embalarão os intervalos das apresentações.

Também com o objetivo de garantir melhor visibilidade às coloridas e efusivas plateias de Momo, a house mix, estrutura de apoio técnico que fica posicionada no meio do Marco Zero, virada para o palco, será coberta por telões de LED, reproduzindo imagens dos shows para o público que estiver mais afastado do palco.

Três pontes da cidade contarão com pórticos para receber os foliões com todas as cores, tipos e temas da festa deste ano, que evoca um mergulho no no mar, no mangue e na folia recifenses. A Maurício de Nassau será dedicada à cirandeira Lia de Itamaracá, uma das homenageadas da festa, celebrando, com luzes e cores Lia e a maré cultural sempre cheia que ela representa.

Já a Ponte Buarque de Macedo terá decoração dedicada à Chico Science e seu movimento mangue, também celebrados pelo Carnaval do Recife 2024. As duas pontes serão cobertas por luzes e elementos decorativos suspensos, para mergulhar o Recife no clima da festa e no balanço das ondas de Momo. Na terceira ponte que dá acesso aos polos centrais da festa, a do Limoeiro, mangue e mar convergirão num colorido receptivo. Os pórticos começam a ser instalados na próxima semana.

Para minimizar os transtornos por toda a cidade, a montagem dos palcos descentralizados, espalhados por vários bairros, será iniciada a partir do dia 1º de fevereiro.

 

ASSUNTOS: