Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 19.01.24 - 19h37

Concurso de Agremiações acontecerá na Avenida Dantas Barreto

img_alt

Desfile, realizado pela Prefeitura do Recife, no domingo, segunda e terça de Carnaval, reunindo mais de 200 agremiações de diversas modalidades, terá como passarela a Avenida Dantas Barreto, inaugurando uma nova centralidade da cultura popular. Desfile terá concentração na Siqueira Campos e dispersão após a Praça da Independência. (Foto: Wagner Ramos)

Tradição carnavalesca das mais enraizadas na festa que comunga tantas e tão importantes histórias recifenses, sua gente e sua cultura, o Concurso de Agremiações terá novo local neste Carnaval 2024. O concurso, promovido pela Prefeitura do Recife, reunindo mais de 200 agremiações de onze modalidades, acontecerá na Avenida Dantas Barreto, no trecho entre a Siqueira Campos e a Praça da Independência.

 

Pactuado com representações oficiais das agremiações, o novo percurso foi desenhado e planejado numa força-tarefa que reuniu diversos setores do poder público, como Cultura, Mobilidade, Controle Urbano, Segurança Cidadã, CTTU, além da Secretaria de Defesa Social e do Consórcio Grande Recife. Por parte do segmento cultural, estiveram presentes à visita técnica, que definiu o novo local, desde conselheiros municipais de cultura relacionados com o ciclo carnavalesco a representantes de entidades, a exemplo da Liga das Culturas Populares (integrada pelas entidades de Maracatu Nação, Afoxé, Maracatu de Baque Solto, Cavalo Marinho, Caboclinhos e Índios, entre outras), Federação Cultural dos Bois e Similares, bem como lideranças das escolas e blocos de samba e de troças e clubes de bonecos. 

 

No novo trajeto, a concentração das agremiações será na Rua Siqueira Campos, com desfile na Dantas Barreto e dispersão logo após a Igreja de Santo Antônio. As arquibancadas para o público serão montadas no canteiro central da Avenida Dantas Barreto e o palanque dos jurados ficará no prolongamento da Avenida Guararapes, na altura da Praça da Independência. 

 

A nova passarela inaugura mais uma centralidade momesca no Recife, dedicada a tradições carnavalescas das mais antigas, como o concurso, o QG do Frevo, os pátios de São Pedro e o do Terço, somando-se a novidades recentes como o polo Novo Cais, que estreou no Carnaval passado, na Avenida Martins de Barros. O Circuito de Pátio a Pátio, também inaugurado em 2023, neste ano vai reunir cortejo de agremiações do Pátio do Livramento ao Pátio de São Pedro, com mais um dia, do domingo à terça de carnaval. 

 

A Dantas Barreto receberá os desfiles do Concurso de Agremiações no domingo, segunda e terça de Carnaval, abrindo alas para alguns dos mais representativos símbolos da cultura pernambucana, entre escolas de samba, blocos de pau e corda, tribos de índios, troças carnavalescas, maracatus de baque solto, maracatus de baque virado, clubes de frevo, clubes de boneco, caboclinhos, bois e ursos.

 

ASSUNTOS: