Gabinete do Centro do Recife

NOTÍCIAS

Recentro | 19.01.24 - 19h16

Recentro e Galo da Madrugada fazem ativação cultural com grafitagem de esculturas no centro

Nesta segunda-feira (22), 11 artistas estarão pintando alegorias do principal calunga do Carnaval, que serão instaladas no percurso da 1ª Corrida do Galo da Madrugada, que acontece na próxima edição do Viva a Guararapes, domingo (28)

 

O Programa Recentro e o Galo da Madrugada realizam, na próxima segunda-feira (22), a partir das 9h, uma ativação cultural com grafitagem de duas esculturas gigantes do Galo na área da Praça do Arsenal, para marcar a realização da 1ª Corrida do Galo da Madrugada, que acontecerá durante o próximo Viva a Guararapes, no domingo (28). Um total de três novas esculturas serão grafitadas e outras nove serão repintadas por 11 artistas. As peças serão instaladas ao longo do percurso da competição e, posteriormente, serão redistribuídas em equipamentos culturais do centro da cidade, visando destacar a importância dos locais icônicos para o Carnaval do Recife.

 

O projeto "Esculturas de Galo Gigante" consiste na grafitagem de esculturas gigantes, que medem 3 metros por 3 metros do bico a calda, alusivas ao tradicional Galo da Madrugada. As obras serão grafitadas por artistas que atuam no Centro, agregando o valor de sua arte às esculturas. O galo celebra a cultura do Carnaval do Recife e tornou-se um símbolo da folia e efervescência da cidade. A equipe do bloco, secretários municipais e a imprensa acompanharão a grafitagem da escultura instalada na Praça do Arsenal.

 

Segundo a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, essa iniciativa celebra o Carnaval do  Recife com o símbolo do maior bloco do mundo, o Galo da Madrugada. "Essas esculturas são verdadeiras obras de arte a céu aberto e serão instaladas em pontos estratégicos do nosso centro histórico, um lembrete do quão importante é esse festejo para a cidade", afirmou a gestora.

 

O diretor de Marketing do Galo da Madrugada, Guilherme Menezes, diz que é muito importante para todos que o símbolo maior da cultura de Pernambuco, do Carnaval e que é uma referência em todo o Brasil, esteja espalhado pela cidade, tanto para a própria população recifense quanto para os turistas. “É um projeto que fizemos em 2018 e está sendo, agora, revitalizado, com novos artistas e que acabou transformando os locais em ambientes instagramáveis, de divulgação da nossa cidade e da nossa cultura pro resto do Brasil e do mundo", afirma Menezes.

 

CORRIDA - A 1ª Corrida do Galo da Madrugada acontecerá no próximo domingo (28), com largada às 6h, e chegada no Viva Guararapes - evento cultural e esportivo realizado na Avenida Guararapes, no bairro de Santo Antônio. A corrida será disputada nas categorias masculina e feminina, com percursos de 5km e de 10 km.

 

A corrida é organizada pelo Galo da Madrugada e a empresa Tampa Entretenimento, que ficará responsável pela logística, inscrições e premiação. Mais informações e inscrições no  http://corre10.com.br/site2016/eventos/calendario-visualizar.php?id=820.

 

A competição conta com o apoio do Programa Recentro, Secretaria de Esportes do Recife e Secretaria de Turismo e Lazer do Recife.  

 

Os pontos onde as esculturas serão distribuídas no percurso da corrida:

 

Praça Sérgio Loreto;

Casa do Carnaval - Pátio de São Pedro;

Paço do Frevo - Praça do Arsenal;

Marco Zero;

Av. Rio Branco;

Praça Joaquim Nabuco;

Rua da Moeda;

Praça do Diário;

R. Nossa Senhora do Carmo;

Ponte Duarte Coelho;

Avenida Guararapes;

Cais da Alfândega.

 

ASSUNTOS: