Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 19.02.16 - 23h50

UFRPE se une à Escola Municipal Mundo Esperança para combater o mosquito Aedes aegypti

img_alt

Palestra na unidade de ensino faz parte das ações do Dia de Mobilização Nacional da Educação Contra o Mosquito. (Foto: Juliana Correia/cortesia)


Além das nove escolas municipais que receberam palestras do Exército nesta sexta-feira (19), estudantes da Escola Municipal Mundo Esperança, localizada no Sítio dos Pintos, também receberam orientações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti neste "Dia de Mobilização Nacional da Educação Contra o Mosquito". Na Mundo Esperança, a palestra foi fruto de uma parceria da Secretaria de Educação do Recife com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Cerca de 260 estudantes, do grupo 4 da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, participaram de um bate-papo com professores e universitários da Rural sobre o combate ao mosquito transmissor dos vírus causadores da dengue, chikungunya e zika. Eles ainda receberam folders informativos, assistiram aos filmes “Sai fora dengue” e “Turma da Mônica contra a dengue” e depois tiveram a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam: percorreram o pátio da escola em busca de possíveis focos do mosquito.

Estudante do 2º ano, Kemelly Fabia da Silva, 7 anos, contou que já tentava eliminar os focos do mosquito na sua casa e, agora, vai redobrar os cuidados. “Eu e minha mãe olhamos o quintal para ver se não tem água acumulada. Quando tem, jogamos fora para que o mosquito não se desenvolva”. Para a dirigente da Escola Mundo Esperança, Ida Falcão, o objetivo da ação é fazer com que os estudantes de todas as idades se tornem agentes multiplicadores das informações. “O trabalho de conscientização não deve se limitar ao dia de hoje; tem que ser permanente. E também deve sair da sala de aula para a comunidade, para que todos possam contribuir para a luta contra o mosquito”, afirmou.

Roberto Melo, professor da UFRPE, ressalta que todos os campus da Rural estão envolvidos no combate ao mosquito Aedes aegypti. “Fomos convidados pelo Ministério da Educação para abraçar esta causa e estamos indo às escolas com materiais educativos específicos para o público infantil, com jogos e muita ilustração”, explica.

EXÉRCITO - Também nesta sexta, nove escolas da rede municipal de ensino do Recife começaram a receber o Exército, a Marinha e a Aeronáutica, numa parceria do Governo Federal com a Prefeitura do Recife e o Governo de Pernambuco. A ideia é que as palestras dos oficiais e sargentos, que também acontecem em diversos outros estados e municípios, atinjam todas as 308 escolas e creches municipais para que, em breve, os 84 mil alunos da rede municipal se engajem no combate ao mosquito.

Saiba mais aqui