Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 19.02.21 - 08h30

PCR lembra Dia Nacional de Enfrentamento às Drogas e Alcoolismo

Rede municipal de saúde oferece atendimento gratuito para quem busca ajuda no tratamento contra a dependência química

 

Neste sábado (20), é lembrado o Dia Nacional de Enfrentamento às Drogas e Alcoolismo e para marcar a data, a Prefeitura do Recife reforça que disponibiliza, mesmo durante a pandemia, tratamento para dependência química em seis Centros de Apoio Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD). Os moradores do Recife podem buscar ajuda espontaneamente ou encaminhamento das unidades básicas de saúde, como também podem tirar dúvidas pelo telefone (81) 3355-9362 ou pelo e-mail: saudementalad@gmail.com.

Nestas unidades, os usuários são estimulados a se autocuidar e a adotar hábitos de vida saudáveis. Os Caps AD ainda promovem a reinserção e o fortalecimento do laço social do usuário que faz uso de substâncias psicoativas, trabalhando também com as famílias e comunidades onde estão inseridos, além de fazerem articulação com outros dispositivos do sistema de garantia de direitos.

Entre os anos de 2019 e 2020, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife realizou mais de 100,2 mil atendimentos a pacientes que buscaram ajuda nos seis Caps AD da rede municipal. Desse público, 80,3% são do sexo masculino e 19,7% são do sexo feminino. A faixa etária predominante entre os usuários que foram atendidos é dos 25 a 40 anos, com 28.658 pessoas registradas nesse período.

Durante o tratamento, é construído um Projeto Terapêutico Singular com a participação do usuário e da família na perspectiva de traçar uma linha de atuação de acordo com as características e necessidades de cada um. Nem todos os usuários precisam de medicação, por isso, é preciso avaliá-los de forma individual.

Os Caps AD possuem equipe multiprofissional, formada por médico psiquiatra, agentes redutores de danos, terapeuta ocupacional, assistente social, enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo, farmacêutico, entre outros.

Em função da pandemia de covid-19, a Secretaria de Saúde (Sesau) readequou o funcionamento dos Caps AD, que continuam abertos. As atividades foram reorganizadas para garantir a assistência aos usuários, como a priorização dos atendimentos individualizados, e não em grupos, por exemplo. Os serviços de dispensação de medicamentos, assim como a assistência a pacientes em crise, não foram afetados.

A Coordenação de Saúde Mental vem buscando potencializar os atendimentos, priorizando a orientação do distanciamento social; passando a ofertar, nos Caps, o acompanhamento dos usuários através de teleatendimento, por telefone. Em casos que requeiram uma maior atenção, é garantido agendamento de consulta presencial para que seja feita uma avaliação mais completa, atendimento emergencial de psiquiatra, se necessário.

Além do teleatendimento oferecido pelos Caps, a Sesau está disponibilizando, desde maio de 2020, um canal de teleacolhimento para pessoas que estão atravessando momentos de angústia e tristeza por conta do isolamento social e da covid-19. O atendimento com a equipe multiprofissional com ênfase em saúde mental pode ser requisitado através do site/aplicativo Atende em Casa (www.atendeemcasa.pe.gov.br). A escuta qualificada é feita por psicólogos, assistentes sociais, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e profissionais das Práticas Integrativas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No Recife, mais de três mil pessoas já foram beneficiadas com o teleacolhimento.

Confira AQUI a lista com os endereços dos Caps AD.