Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 19.02.23 - 17h06

Sábado da Diversidade enche o Pátio de São Pedro de som e cores

img_alt

Durante o desfile do Galo da Madrugada, diversos artistas se apresentaram no local para celebrar a diversidade. (Foto: Gabriel Melo/PCR)

 

No Sábado da Diversidade, o Pátio de São Pedro, situado no bairro de São José, foi invadido pelas cores do arco-íris durante o desfile do Galo da Madrugada. Diversos artistas se apresentaram para celebrar a diversidade, como Romero Ferro, Banda Santroppê, Andreia Luiza, Banda Delikada, Xuxinha, Banda Sentimentos, Eduarda Alves e Márcia Sampaio.

"O Sábado da Diversidade, realizado há quase 20 anos, já se tornou tradição por ser um espaço para apresentação da cultura LGBTQIA+, bem como um lugar de afirmação política e divulgação das ações da Prefeitura do Recife desenvolvidas para essa população", ressalta o gerente geral de Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, Wellington Pastor.

Acompanhada de suas amigas, a cabeleireira Brunete Limeira ressalta que o Carnaval deste ano tem um significado especial para ela. "Estamos voltando de um jejum de dois anos sem a festa mais representativa do Brasil, por causa da pandemia, e esse encontro no Pátio de São Pedro já virou tradição, tem um gostinho especial e era aguardado por todas nós", disse.

Na opinião da maquiadora Charlene Saraiva, o Carnaval é a festa onde todos se sentem iguais. "Aqui o clima é só de alegria e descontração, não somos olhadas de forma diferente e dançamos juntas e juntos o mesmo ritmo sem nenhum preconceito", comemora.,

Por sua vez, Brenda Albuquerque revelou que adora o Carnaval porque há espaço para todos e é uma festa onde a população LGBTQIA+ não se torna invisível aos olhos do outro. "Somos notadas e admiradas e não passamos despercebidas, porque na folia não existe distinção", afirmou.

Na festa mais democrática, não existe lugar para o preconceito e a discriminação. Durante a programação, a equipe da Gerência da Livre Orientação Sexual e do Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBTQIA+ divulgou a Campanha Recife Sem Preconceito e Discriminação e também a plataforma virtual para recebimento de denúncias de violência contra a população LGBTQIA+, com a equipe de educadores sociais.