NOTÍCIAS

Cultura | 19.03.15 - 13h31

Prefeito recebe do ministro do Trabalho e Emprego garantia de atenção especial para setor de call center

Área emprega milhares de jovens no Recife. Para Geraldo Julio, preservação dos postos de trabalho é importante para enfrentar 2015. (Foto: Humberto Pradera/Divulgação)

Em reunião, na manhã desta quinta-feira (19), no Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília, o prefeito Geraldo Julio recebeu do ministro Manoel Dias, a garantia de dar atenção especial ao setor de call center, que emprega milhares de pessoas no Recife. Segundo Dias, um grupo de trabalho vai atuar nacionalmente para não inviabilizar o setor.

No encontro, prefeito e ministro discutiram sobre a situação de uma dessas empresas que atua na capital pernambucana, a Contax, maior empregadora privada da cidade, com cerca de 15 mil postos de trabalho, e a segunda maior em arrecadação de Imposto Sobre Serviço (ISS), mas que está funcionando mediante liminar da Justiça.

Para o prefeito, o funcionamento desse tipo de empresa é a garantia de preservação de milhares de empregos no Recife. "A audiência com o ministro Manoel Dias foi muito positiva. Ele mostrou abertura em relação à necessidade de discutir uma política nacional sobre essa questão do call center, e para nós é muito importante. O Recife tem várias unidades do tipo e a gente tem, nesse momento, uma interdição administrativa na Contax, que está funcionando com uma liminar concedida na Justiça. É importante que o Ministério atue nisso, para que a gente possa preservar os empregos", afirmou Geraldo Julio, que estava acompanhado do secretário de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Jayme Asfora.

De acordo com o gestor, manter os postos de emprego é importante para enfrentar 2015. "Este é um ano difícil, duro. Por isso, preservar os empregos é o mais importante para a população. A gente veio à Brasília exatamente para isso, para tratar com o Ministério de que a gente possa ter o funcionamento normal das nossas unidades e que possa garantir o emprego de todos esses jovens que trabalham nesse setor", destacou.

O ministro Manoel Dias assegurou que, diante do problema, vai se reunir com representantes do setor em todo o Brasil. "Nós já fomos inteirados desse problema e acabamos de construir um grupo de trabalho que vai, a partir da próxima semana, se reunir com todo esse setor nacional. Este grupo tem como tarefa encontrar soluções. É um ramo novo, mas de extrema importância para a nossa economia e, especialmente, para a geração de emprego", avaliou.

Dias ressaltou que o grupo de trabalho tem como objetivo estabelecer regras para o setor. "Eles geram milhares de empregos no Brasil. Então, nós vamos, com esse grupo de trabalho, estabelecer regras em que sejam resguardados, claro, os direitos dos trabalhadores, mas que não inviabilize esse importante setor", finalizou o ministro.

CARTEIRA DE TRABALHO - Durante a audiência, o prefeito Geraldo Julio solicitou, por meio de ofício, a liberação de senhas para que a Prefeitura do Recife comece a emitir carteira de trabalho digital. O ministro garantiu que irá tomar "medidas imediatas" para a liberação.

A Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional do Recife já adquiriu equipamento para a emissão do documento e sua equipe já foi capacitada na Delegacia Regional do MTE, e aguarda apenas essa autorização para o início do atendimento. A expectativa é que cerca de 120 pessoas possam ser atendidas diariamente nos postos do Sistema de Casa Amarela e Rio Branco – onde a demanda é mais significativa.