NOTÍCIAS

Cultura | 19.04.11 - 14h53

Codecir alerta para a possibilidade de chuvas intensas

Equipes estarão em alerta e as pessoas podem solicitar atendimento 24 horas pelo telefone 0800.081.3400

De acordo com boletim do Instituto Nacional de Meteorologia, haverá possibilidades de ocorrer chuvas intensas no leste do Estado entre a madrugada e o meio-dia desta quarta-feira (20). Também estão previstos picos de maré por volta das 5h (2,5m) e das 17h40 (2,4m), nesta quarta. A Prefeitura do Recife orienta a população que mora nas áreas de risco e propensas a alagamentos, a ficar atenta e, em caso de sinal de risco, sair do imóvel e entrar em contato com a Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir).

Para atender à população em caso de necessidade, a Prefeitura do Recife manterá as equipes em alerta e quem necessitar pode solicitar atendimento 24 horas pelo telefone 0800.081.3400. Com o apoio do Exército, 75 homens realizam a colocação de lonas nos pontos críticos. Outra medida será a abertura das seis estações da Codecir a partir das 7h.

Desde março, com o lançamento da Operação Inverno, a Prefeitura vem intensificando o trabalho de monitoramento de pontos de risco, vistorias, colocação de lonas plásticas, retirada de famílias de áreas de morro, além de ações educativas porta a porta e nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

Para tornar mais segura a vida de quem mora nos morros, a Prefeitura do Recife está investindo R$ 53 milhões na Operação Inverno 2011. Nos últimos dois anos, foram aplicados mais de R$ 85 milhões em ações de defesa civil permanente; urbanização, controle e fiscalização de áreas de risco; manutenção de escadarias e muros de arrimo; manutenção e retificação dos sistemas de micro e macrodrenagem. Cem obras foram concluídas e outras 111 estão em andamento.

Para evitar acidentes, a Codecir orienta a população para que não ocupe áreas já identificadas como de risco; não façam cortes nas barreiras; não plantem árvores de grande porte e troquem as bananeiras por árvores frutíferas, medicinais e de jardim; não joguem lixo nas barreiras e não façam construções ou reformas antes de consultar a Prefeitura.

Novas medidas - O prefeito do Recife em exercício, Milton Coelho, em contato por telefone com o prefeito João da Costa, que está em viagem, definiu novas ações de combate aos efeitos das chuvas na capital pernambucana, nesta terça-feira (19). Foram adotadas medidas para garantir a fluidez do trânsito e a tranquilidade do cidadão em todo o município. Entre elas está o deslocamento de mais 100 guardas patrimoniais para o monitoramento do tráfego, elevando o efetivo de agentes de trânsito para 450 guardas. A Prefeitura também garantiu, junto ao Governo do Estado, o reforço do policiamento do Batalhão de Trânsito (BPTran) nas principais vias.

Para minimizar os problemas gerados pela falta de energia na rede de semáforos, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) começou a implantar baterias portáteis (no breaks) que estavam em fase de teste. A proposta é a colocação de 40 equipamentos. Emergencialmente, a CTTU também ampliará o número de equipes de manutenção semafórica de seis para 14. Já as baterias dos veículos usados pelos técnicos auxiliarão no caso da falta de energia, até o restabelecimento do fornecimento pela rede da Celpe.

Também houve o reforço das ações de combates a alagamentos. A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) teve a equipe ampliada de 150 para 200 homens. Todos envolvidos em atividades de limpeza de galerias, operação Tapa-buraco, iluminação pública e poda de árvores.