Secretaria Mobilidade e Controle Urbano - Semoc

NOTÍCIAS

Mobilidade | 19.05.17 - 15h12

CTTU realiza blitz educativa em referência ao Maio Amarelo

Um efetivo de 10 agentes de trânsito vai realizar abordagens educativas com foco na segurança viária, no bairro de Boa Viagem

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e da Secretaria de Saúde do Recife, em parceria com o Comitê Municipal de Prevenção de Acidentes de Trânsito (Compat), promove, neste domingo (21), a partir das 9h, no segundo Jardim da Avenida Boa Viagem, uma blitz educativa em referência ao Maio Amarelo. Para a ocasião, um efetivo de 10 agentes de trânsito foi destacado com o intuito de abordar condutores, ciclistas e pedestres com dicas de segurança no trânsito. Além disso, materiais educativos serão distribuídos aos participantes. O evento faz parte das ações do movimento mundial Maio Amarelo, que tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para os altos índices de mortes no trânsito. 

Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, as campanhas de educação para o trânsito são fundamentais para a redução de acidentes. "Estamos realizando um trabalho intenso de fiscalização e de engenharia de tráfego com o intuito de melhorar a segurança viária do Recife. As campanhas educativas também entram nesse conjunto de ações, que, juntas, refletiram na redução de cerca de 30% no número de acidentes com vítimas no município, nos últimos quatro anos", destaca. 

Entre os temas que serão abordados durante a blitz, estão aqueles considerados como os principais fatores de risco para acidentes de trânsito, a exemplo do excesso de velocidade, dirigir sob o efeito de álcool, falta de itens de segurança como capacete, cinto de segurança e cadeirinha, entre outros. É importante destacar que, embora a blitz tenha caráter educativo, os condutores que insistirem em cometer as infrações de trânsito vão estar passíveis de notificação.

MAIO AMARELO - Trata-se de um movimento internacional com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação é coordenada entre o poder público e a sociedade civil, com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade. A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente. Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção principal colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável.

REDUÇÃO DE ACIDENTES - A Prefeitura do Recife, através da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), tem desenvolvido diversas ações com o objetivo de garantir mais mobilidade e segurança viária na cidade. São ações interligadas que, juntas, estão diretamente ligadas à redução de cerca de 30% do número de acidentes com vítima no trânsito do Recife, considerando os dados registrados entre os anos de 2012 e 2016. A realização de diversas campanhas educativas, a implantação de cerca de 70 equipamentos de fiscalização eletrônica, desde 2014, o trabalho dos 250 orientadores de trânsito, dispostos nos principais corredores viários da cidade para auxiliar no fluxo pacífico de condutores, ciclistas e pedestres, além da pintura de cerca de quatro mil faixas de pedestres e da implantação de 13 mil placas de sinalização vertical, são algumas das ações que resultaram na redução dos acidentes com vítimas.

 

SERVIÇO

 

Blitz educativa em referência ao Maio Amarelo

Local: Avenida Boa Viagem, nas proximidades do Segundo Jardim

Data: 21 de maio de 2017 (domingo)

Horário: a partir das 9h