NOTÍCIAS

Cultura | 19.06.12 - 13h39

Moradores de Santo Amaro aprovam obras no Canal de Santa Terezinha

Pacote de obras assegurou ruas pavimentadas e revestimento do principal canal da comunidade. Com as ações, a área deixou de sofrer com alagamentos
 
Com o novo Canal de Santa Terezinha, no bairro de Santo Amaro, inaugurado pelo prefeito João da Costa no último sábado (16), a qualidade de vida dos moradores das ruas de entorno da área melhorou consideravelmente. Após as últimas chuvas, a comunidade pôde sentir a melhoria significativa na infraestrutura da região que teve ruas pavimentadas e o canal revestido, deixando o local mais preparado para o período de inverno. A ação foi realizada com recursos dos governos federal, estadual e municipal, um investimento total de R$ 2,2 milhões.
 
O conjunto de intervenções transformou a área de entorno do Canal, que antes sofria com alagamentos e enchentes provocados em período chuvoso. O sistema de drenagem foi revestido ao longo de 420 metros em concreto armado, melhorando a vazão das águas, e deixando o local com menos possibilidades de alagar com chuva intensa. O revestimento ainda facilitará a limpeza e manutenção do canal, que sofre com o despejo irregular de lixo.
 
Morador da comunidade de Santo Amaro há mais de 40 anos, Moacir da Silva Lemos revela a mudança de patamar após as obras que integram o programa Canais do Recife. “Isso aqui está uma maravilha. Melhorou muito, antes não tinha condição de fazer nada. Tinha muita muriçoca e lama. Agora chove, como choveu esses dias, e a gente não sente nenhuma dificuldade em sair de casa e não atrapalha a gente em nada”, afirmou.
 
Já Maria de Fátima da Silva, conhecida pelos vizinhos por Dona Tita, alerta para a questão ambiental que também depende dos moradores. “Antes aqui era maré e mangue. Quando chove agora está bom demais. Só falta o povo ter consciência e não jogar lixo no canal”, explicou.
 
Canais do Recife – Esta é a primeira de 18 comunidades que serão beneficiadas pelo programa Canais do Recife em áreas com infraestrutura defasada. A ação envolve os governos municipal, estadual e federal com recursos de R$ 95,3 milhões do PAC Drenagem. Ainda serão beneficiadas as áreas de entorno dos canais ABC (Mustardinha e Afogados); Sport e Prado (Ilha do Retiro); Serpro e Parnamirim (Parnamirim); São Mateus e Caiara (Iputinga); Burity (Apipucos); Jenipapo (Córrego do Jenipapo); Guarulhos (Jardim São Paulo); Ibiporã (Coque); Santa Rosa (Cordeiro); Pessegueiros e Ibura de Baixo/Rio Prata (Ibura); Ourém e Iraque (San Martin); e Valença (Madalena).