NOTÍCIAS

Cultura | 19.06.13 - 09h15

Quadrilhão espalha clima junino pelas ruas do Centro do Recife

[caption id="attachment_35546" align="alignnone" width="680"] O desfile contou com a presença de 27 quadrilhas adultas e 13 infantis. (Foto: Cléilo Tomaz/PCR)[/caption]

Um grande arrastão com 40 quadrilhas juninas transformou os bairros de Santo Antônio e do Recife em um grande arraial no início da noite desta terça-feira (18). O 'Quadrilhão', como é conhecido, saiu pelo oitavo ano consecutivo em caminhada dançante pela Av. Dantas Barreto, chegando à Praça do Arsenal, onde os quadrilheiros fizeram evoluções diante do palco, sob o comando dos marcadores. Em seguida, a cantora Irah Caldeira manteve a animação com um show que passeou pelas diversas vertentes do forró.
 
O Quadrilhão desfilou este ano com cerca de 3 mil quadrilheiros, animados por duas forroviocas (a Frevioca da Prefeitura do Recife, em versão junina). As 27 quadrilhas adultas e 13 infantis vieram de nove municípios, além do Recife: Olinda, Itapissuma, Cabo, Moreno, Jaboatão, São Lourenço da Mata, Tamandaré, Barreiros e Camaragibe. Com o lema Quadrilhão eu vou, solidário eu sou, promoveu uma campanha de auxílio às vítimas da seca no Agreste do Estado, com cada quadrilheiro doando 1kg de alimento não perecível.
 
Entre as quadrilhas mais animadas estava a Balancê Mirim, uma das classificadas para a final do 15º Festival de Quadrilhas Juninas Infantis, que acontece na próxima segunda (24), no Palhoção do Sítio Trindade. Formada apenas por crianças dos bairros do Alto José do Pinho e da Bomba do Hemetério, a Balancê Mirim participou com 40 componentes, todos na faixa dos 9 aos 12 anos de idade. "É complicado coordenar tantas crianças, mas temos a ajuda das mães que acompanham os filhos", disse o presidente Bruno Soares.
 
Uma das mães que acompanhava atenta os movimentos dos pequenos era Ana Paula Alves, do Morro da Conceição. A filha, Talita, de 13 anos, participa da Quadrilha Junina Sapeca. "Eu não gosto de dançar quadrilha, mas gosto de acompanhar, fico feliz de ver a alegria dela. Se eu não venho, ela também não vem", avisa. Segundo ela, alguns pais não acompanham os filhos. "Mas a gente ajuda a cuidar, somos todos da mesma comunidade."
 
Entre as quadrilhas adultas, a Lumiar, do bairro do Pina, era uma das mais animadas. Campeã do Festival de Quadrilhas do ano passado, empatada com a Raio de Sol, a Lumiar participa do Quadrilhão desde o primeiro ano. Desta vez, ela veio com 50 dos seus 180 componentes. A Lumiar se apresenta com todos os integrantes neste sábado (22), no Sítio Trindade, com o tema A peleja de Maria em busca da noite de São João. O diretor, Deusdedith Junior, acredita que o Quadrilhão serviu como um bom aquecimento. "Foi ótimo, esse ano o Quadrilhão esteve mais organizado que no ano passado, apesar da chuva que caiu em alguns momentos", avaliou.