NOTÍCIAS

Cultura | 19.06.14 - 17h12

CTTU implanta ação para melhorar o serviço de táxis nos dias de jogos na Arena Pernambuco

Dois importantes pontos de táxis do Recife terão a presença de agentes de trânsito e arte-educadores

A partir desta sexta-feira (20), os usuários de táxis irão contar com o auxílio de equipes de agentes de trânsito e de arte-educadores nos dias de jogos realizados na Arena Pernambuco. O objetivo é orientar os usuários sobre os pontos de táxis existentes nos principais pontos de desembarque utilizados pelos torcedores, na Estação Metrô Recife, no Centro da cidade e na Estação Metrô Aeroporto, na Imbiribeira, além de disciplinar e ordenar o serviço de táxi que será oferecido, garantindo mais qualidade aos passageiros.

A ação será realizada pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), em parceria com o Sindicato de Taxistas de Pernambuco, e vai iniciar uma hora antes e terminar três horas após as partidas, que acontecem nos dias 20, 23, 26 e 29 de junho.

De acordo com a o Gerente Geral de Transportes da CTTU, Roberto Lyra, a operação também visa atender à demanda gerada após o término das partidas, convocando os taxistas a operarem no pontos onde há um grande volume de usuários. "O público que utilizou o metrô para deixar a Arena Pernambuco, no última sábado, sentiu dificuldades para encontrar táxis disponíveis nas estações. A operação vai possibilitar a organização do serviço oferecido pelos táxis, que devem estar à disposição da população", comentou.

Desde o dia 12 de junho, táxis de seis municípios da RMR estão autorizados a rodar no Recife. O Convênio Táxi Metropolitano foi assinado pela Prefeitura do Recife com os municípios de Abreu e Lima, Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço. Já no dia 14 de junho, o Convênio também foi assinado com o município de Itapissuma. O número de táxis passou de 6.125 para cerca de 9 mil, representando um aumento de, em média, 50% na frota atual. Os veículos de outros municípios estão autorizados a operar no Recife até às 6h do dia 30 de junho.

Além disso, houve um aumento, desde a última segunda-feira (16),de 25 táxis na frota que opera no Aeroporto Internacional do Recife - Gilberto Freyre. Agora, os usuários contam com 175 veículos disponíveis no local. A medida foi tomada em atendimento à crescente demanda de passageiros no local. Os permissionários já fazem parte dos 6.125 existentes no Recife e foram aprovados em seleção aberta realizada em 2012, quando houve o acréscimo de 20 veículos para o aeroporto. Já em 2013, 10 novas credenciais para a categoria "Táxis Especial Aeroporto" foram concedidas.