Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 19.06.17 - 15h51

Prefeitura promove ações para otimizar aprendizagem e fomentar a leitura

img_alt

Distribuição de 25 mil livros para estudantes teve investimentos de 2,3 milhões (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

A partir desta terça-feira (20), a Prefeitura do Recife operacionaliza os projetos Aventuras da Leitura e Estudo Ampliado, que visam estimular a leitura e otimizar o rendimento escolar dos 12.600 alunos matriculados entre o 6º e 9º ano do Ensino Fundamental. As ações visam estimular a leitura dos alunos e promover reforço pedagógico especial para o grupo de 6º e 7º anos, que apresenta o maior índice de retenção (reprovação).

Para o estímulo à leitura, o projeto Aventuras da Leitura irá conceder dois livros para cada um dos 12.600 alunos matriculados na rede. O objetivo é promover fluência na leitura, prática considerada prioritária da gestão. Nos últimos quatro anos, a Prefeitura do Recife investiu R$ 63 milhões na aquisição de livros paradidáticos para os alunos da rede. No total, os estudantes levaram para casa 1.872.041 exemplares.

Em 2017, uma curadoria especial optou por livros com temas atuais ou títulos em consonância com os interesses dessa faixa etária e que já são verdadeiros cases de sucesso consolidados em redes públicas e privadas. Entre os títulos, A Droga da Obediência, de Pedro Bandeira, O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson, A Volta por Cima, de Carlos Heitor Cony e Frankenstein, de Mary Shelley. No total, o investimento na aquisição dos exemplares foi de R$ 2.3 Milhões e os alunos começam a receber os exemplares na terça-feira (20).

Jornada ampliada para estudantes do 6º e 7º anos - Atualmente, há 3.900 alunos no 6º e 7º anos e, historicamente, cerca de 25% deles ficam retidos (reprovados) por questões inerentes ao ciclo: a mudança de paradigma de deixar um único professor para encarar diversos mestres, a inserção de novas disciplinas bem como alterações naturais que surgem a partir dos 10 anos estão entre os motivos. Para otimizar a aprendizagem, as 36 escolas dos anos finais irão promover aulas de reforço com práticas pedagógicas diferenciadas no contraturno.