img_alt Controladoria Geral do Município - CGM

NOTÍCIAS

Controladoria | 19.06.18 - 18h30

Controladoria Geral do Recife participa de projeto na área de inteligência artificial realizado pela UPE

img_alt

CGM levou temas da Prefeitura do Recife para estudantes desenvolverem soluções. (Foto: Cortesia)

 

A Controladoria Geral do Município (CGM) acompanhou de perto um experimento pedagógico realizado na Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (UPE), intitulado Sala de Aula Aberta. A proposta permite que organizações governamentais formulem e lancem seus problemas no processo de ensino-aprendizagem junto aos estudantes do curso de Engenharia da Computação.

Os "problemas", trabalhados dentro da disciplina de Inteligência Artificial, foram conduzidos pelo professor da UPE, Fernando Buarque, que, durante um semestre estimulou os estudantes na busca de ferramentas que pudessem identificar a incompatibilidade patrimonial do servidor municipal, a categorização de contribuintes, a exemplo dos bons pagadores,  bem como estabelecer melhores canais de comunicação com os contribuintes de nossa cidade.

O controlador Geral do Município, Rafael Figueiredo, participou desse processo levando temas da Prefeitura do Recife para que os estudantes apontassem possíveis soluções. A CGM forneceu dados reais do fisco municipal, e dois de seus servidores, Dênneles Felipe, Gerente de Tecnologia e Caio Melquíades, Analista de Controle Interno, proveram informações e adquiriram conhecimento durante o experimento pedagógico, facilitando o intercâmbio entre a Poli-UPE e a Prefeitura do Recife.

Os dados, isentos de identificação dos contribuintes, com o fim de garantir a confidencialidade das informações, foram levados aos estudantes através de uma plataforma cedida gratuitamente pelo Google. O que, no decorrer da disciplina, as resoluções dos problemas reais ganharam nova ótica com o uso da inteligência artificial em grandes volumes de dados processados.

Rafael Figueiredo ressalta que a parceria da UPE traduz uma prioridade da gestão municipal de se aproximar da sociedade civil organizada e, também, diretamente com a população. “A partir dessa parceria, construída entre a Controladoria e a UPE, sob a coordenação do professor Fernando Buarque, pudemos levar problemas reais do município para que os próprios estudantes desenvolvessem soluções capazes de melhorar a eficiência da máquina pública e consequentemente a vida das pessoas no município do Recife", destaca.

O controlador ainda explica que se trata de uma inovação trazida pelo professor Buarque, a qual encampa uma ideia de tornar a universidade mais próxima do mundo real, sair dos muros acadêmicos e, de alguma forma contribuir para ações públicas que melhore a vida das pessoas.

O professor Fernando Buarque lembra que na sala de aula as dificuldades são tratadas como motivação para os alunos aplicarem seus conhecimentos adquiridos e a participação da Prefeitura do Recife, através da Controladoria Geral do Município, foi muito importante nesse processo. "Na disciplina o nosso estudante lida diretamente com o cliente e a  PCR trouxe temas do mundo real, levando o aluno a pensar e buscar soluções". diz o professor.

Sala de Aula Aberta - é um experimento pedagógico realizado pela UPE, desde 2016, em que estudantes de Engenharia da Computação  lidam diretamente com o cliente, buscando soluções para os problemas identificados.