Gabinete de Projetos Especiais

NOTÍCIAS

Mulher | 19.06.23 - 12h04

Prefeitura do Recife promove oficina para gestantes da Comunidade do Bem, na Zona Sul

img_alt

Encontro tem como objetivo inserir as grávidas no Programa Mãe Coruja Recife, que realiza acompanhamento das mulheres durante o pré-natal, parto e puerpério, e dos seus filhos do nascimento até os 6 anos de idade. (Foto: Ikamahã/PCR)

 

A Prefeitura do Recife promove, nesta terça-feira (20), às 14h, uma oficina para as gestantes moradoras da Comunidade do Bem, composta pelas localidades de Irmã Dorothy, Beira da Maré/ Nova Esperança e Aritana, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul. Este primeiro encontro tem como objetivo apresentar e inserir as grávidas ao Programa Mãe Coruja Recife, coordenado pela Secretaria de Saúde (Sesau) do município, que realiza acompanhamento das mulheres durante o pré-natal, parto e puerpério, e de seus filhos, do nascimento aos 6 anos de idade. A ação será realizada pela Sesau e pelo Gabinete de Projetos Especiais, em parceria com o Instituto Primeira Infância Plantar Amor (PIPA). 

A oficina faz parte de uma série de ações que visam promover uma transformação social e urbana da Comunidade do Bem. No local, serão construídas uma Unidade de Saúde da Família (USF), uma creche e um Arrecifes da Cidadania -  espaço integrado de diálogo continuado com a comunidade. O projeto foi criado com base em coletas de dados dos moradores e encontros promovidos pela Prefeitura do Recife para escutar as suas principais questões. 

“Ouvimos as demandas, os anseios e as expectativas dos moradores da área. Também fizemos cadastros com equipes que foram na porta de cada um para entender a necessidade de qualificação profissional, de apoio em relação à saúde, entre outros”, explicou a Chefe do Gabinete de Projetos Especiais Cinthia Mello. A partir disso, foi possível identificar a necessidade de levar o Programa Mãe Coruja Recife para dentro da Comunidade do Bem. Trata-se de um programa de primeira infância, transversal, de atenção à mulher durante a gestação, parto e puerpério e à criança, do nascimento aos seis anos de idade. 

Desenvolvido pela Prefeitura do Recife desde 2014, o Programa tem o objetivo de reduzir a mortalidade materno-infantil ao acompanhar a mulher durante o pré-natal, parto e puerpério, e a criança do nascimento até os 6 anos de idade. Eles atuam com três modalidades de atendimento: individual, rodas de gestantes/rodas de desenvolvimento infantil e atividades coletivas intersetoriais realizadas, também, por parceiros externos.

Ao todo, a capital pernambucana conta com 20 espaços do Programa Mãe Coruja espalhados por 47 bairros, o equivalente a 50% dos bairros da cidade. Os locais estão localizados em USFs; Policlínicas; e nos Compaz, a depender do bairro.

O programa municipal já entregou mais de 14 mil kits bebê, com 12 itens de enxoval e higiene. Os materiais são disponibilizados às gestantes cadastradas que realizem, no mínimo, sete consultas de pré-natal no SUS. Para se cadastrar, é preciso estar gestante, fazendo o pré-natal pelo SUS, e residir dentro dos bairros cobertos pelo Programa. Para ter acesso ao serviço, a mulher deve ir ao Espaço Mãe Coruja Recife mais próximo portando a Caderneta da Gestante do SUS e um documento de identificação.

PIPA - O Instituto Primeira Infância Plantar (PIPA) desenvolve um trabalho no apoio ao desenvolvimento infantil de crianças de zero a três anos em Pernambuco. A iniciativa, que surgiu em 2018 como um projeto de apoio aos filhos de colaboradores da construtora de casas populares Viana & Moura, tem como objetivo cultivar o amor, o cuidado e a atenção na primeira infância para promover um futuro melhor para todas as crianças

O instituto baseia seu trabalho em pilares como saúde, nutrição e educação e utiliza a ludicidade como estratégia presente em todas as ações. Os kits enviados às famílias contêm livros e brinquedos, e a equipe utiliza plataformas gamificadas para oferecer conteúdo educativo e divertido tanto para as crianças quanto para seus cuidadores. O instituto também possui um programa de desenvolvimento focado no investimento da primeira infância em comunidades carentes de Pernambuco, o PIPA Território.