NOTÍCIAS

Cultura | 19.07.12 - 15h22

João da Costa entrega praça histórica do Centro restaurada

João da Costa entregou as obras de restauração da Praça Dezessete. Foto: Fernando Silva

Um dos mais tradicionais espaços do Centro, a Praça Dezessete conta com alguns monumentos que preservam a cultura e fatos importantes da história do Estado e do País
 
Por Pedro Oliveira

O prefeito João da Costa entregou, na manhã desta quinta-feira (19), as obras de restauração da Praça Dezessete, espaço de convivência situado na Rua do Imperador, bairro de Santo Antônio. A área de lazer, que foi construída em homenagem à Revolução Pernambucana de 1817, foi totalmente revitalizada. O investimento foi de R$ 155 mil.

Com uma área de 1.700 metros quadrados, a Praça Dezessete teve o traçado original mantido para preservar o caráter histórico. “Melhorar a qualidade de vida dos recifenses é uma prioridade nossa e recuperação de áreas de lazer é uma parte importante. Estamos com um projeto de reforma de 100 praças, criamos novas como a Compositor Antônio Maria, em Casa Forte, e até setembro vamos entregar a primeira etapa do Parque de Apipucos, o Parque Santana e o Parque do Caiara que foi duplicado. Ainda faremos um esforço para entregar a Praça da Juventude e a Torre do Zepellin, no Parque do Jiquiá”, disse o prefeito João da Costa.

A área foi adequada para garantir a acessibilidade com a construção de quatro rampas para cadeirantes. Todo o piso composto por pedras portuguesas foi recuperado, novos bancos foram colocados e ainda algumas mesas de jogos. “Esta é uma praça particularmente importante porque homenageia a revolução de 1817, que está prestes a chegar ao seu bicentenário, e se soma ao conjunto de 100 praças que o prefeito determinou que fizéssemos. Estamos adiantados e já atingindo a metade delas”, afirmou Eduardo Vital, Secretário de Serviços Públicos.

O espaço conta com alguns monumentos que preservam a cultura e fatos importantes da história. Estão registrados o feito de Santos Dumont, pai da aviação, e a travessia do Atlântico Sul, realizada por aviadores portugueses em 1922. Há uma fonte, de fabricação italiana e instalada em 1846, com a figura de uma índia, representando a nação brasileira, e uma imagem de Ícaro, personagem da mitologia grega. “O prefeito têm trabalhado muito pela cidade. A praça ficou muito bonita e será muito útil para pessoas de todas as idades. É um ponto de encontro dos mais velhos, que podem disputar jogos de mesa aqui e ainda da juventude que pode se encontrar num ambiente agradável”, elogiou o autônomo Cosme Fernandes, que costuma frequentar a praça quando está no Centro.  

Revitalizações – Em março, o prefeito João da Costa anunciou um investimento de R$ 2 milhões para a revitalização de mais de 100 espaços públicos de lazer. A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) já contabiliza 34 praças concluídas e 11 em andamento, a exemplo das praças de Casa Forte, Tertuliano Feitosa (Hipódromo) e o Parque Arnaldo Assunção (Engenho do Meio). A expectativa é concluir todas as requalificações até o final deste ano.