NOTÍCIAS

Cultura | 19.07.12 - 13h32

Parceria entre PCR e Ferreira Costa forma 400 novos profissionais

Participantes receberam certificado na área de comércio varejista. Foto: Fernando Silva

Mãe de dois filhos, Maria de Fátima da Silva, de 42 anos, nem se lembra a última vez que teve sua carteira assinada, mas afirma que as coisas tendem a mudar a partir de agora. “Sinto como se estivesse recuperando um tempo perdido e com muito mais ânimo para trabalhar”, afirmou. Moradora do Morro da Conceição, ela foi uma das 400 pessoas que estiveram, nesta manhã (19), no auditório do Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, para receberem certificado na área de comércio varejista. O documento foi concedido pelo Projeto Crer Ser, uma parceria entre a Prefeitura do Recife e a Ferreira Costa, que visa capacitar população de baixa e promover inclusão social. 

Durante a cerimônia de formatura, o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (SCTDE), José Bertotti, que atuou como intermediário, indicando à Ferreira Costa entidades que realizam cursos de qualificação profissional, falou sobre o atual mercado de trabalho da capital pernambucana. “Há dez anos você tinha no Recife uma economia que significava uma margem de 18% de desemprego. Hoje, temos aí no máximo 5% e, na maioria dos setores, isso ocorre não por falta de vagas de emprego e sim por conta das exigências dessas vagas. Por isso, projetos como o Crer Ser são tão importantes, estão sendo tratados com seriedade pela Prefeitura e sendo vistos como uma oportunidade para o setor empresarial”, ressaltou o gestor.

A nova loja da Ferreira Costa, que será inaugurada na Tamarineira, deve absorver parte desses profissionais, que foram qualificados pelo Centro de Apoio Divino Amor, localizado na Praça da Conceição, 538, Morro da Conceição. Os cursos foram realizados entre os meses de abril e junho e capacitaram pessoas com ensino médio para as áreas de operador de caixa e atendente de loja, e com ensino fundamental para serviços gerais e auxiliar de depósito. O projeto propiciou uma ampla formação, com duração de 100 horas/aula, sendo 84 horas destinadas à qualificação social e específica, e 16 horas para inclusão digital. Entre as disciplinas básicas abordadas para todos os cargos, estão Cidadania, Direitos Trabalhistas, Ética e Currículo, ou seja, como construir um bom currículo e se apresentar para uma entrevista de emprego, e o curso de informática básica. Os alunos receberam gratuitamente todo o material didático, fardamento, lanche e certificado.

Mais emprego – Pesquisas recentes mostram o contínuo crescimento do emprego e a queda do desemprego no Recife, indicado a dinâmica da cidade superior ao da Região Metropolitana do Recife (RMR) e das capitais do Nordeste. A última Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), aponta a entrada de 41 mil pessoas no mercado de trabalho entre Abril de 2011 e Abril de 2012, com crescimento de 6,5% da população ocupada. Esse número equivale a 42,1% de todos os ocupados na RMR, que teve crescimento de 6,0%. No mesmo período, o índice da população desempregada diminuiu 10,6%, ou seja, 10 mil pessoas. Na RMR o número de desempregados diminuiu 9,6%. Em relação às capitais nordestinas, de Janeiro a Maio deste ano, o Recife foi a cidade que mais gerou empregos, com a criação de 8.548 postos de trabalho.