NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 19.08.15 - 15h04

Terceiro ciclo de debates do Recife Planeja acontecerá na próxima semana

As inscrições já estão abertas e são gratuitas. O tema deste mês será Operações Urbanas e até o mês de março do próximo ano outros oito temas serão abordados com a participação popular.

O ciclo de debates do Recife Planeja volta a apresentar mais um tema para discussões. O encontro será na quarta-feira da próxima semana, dia 26, e o tema deste terceiro evento será Operações Urbanas. Aberto para participação do público, as inscrições podem ser feitas a partir de hoje (19) através do formulário no endereço eletrônico http://goo.gl/forms/u93qHE0yW3. Sob a coordenação do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS), esta edição do Recife Planeja será realizado no auditório do Centro do Artesanato de Pernambuco, no Bairro do Recife, a partir das 14h30. Ligado à Secretaria de Planejamento Urbano, o ICPS é o órgão técnico da Prefeitura do Recife responsável pelos estudos e planejamento urbano da cidade.

Para falar sobre Operações Urbanas, o ICPS traz Amélia Reynaldo e Pedro Lira, duas referências profissionais da arquitetura e urbanismo. O debatedor convidado é o também arquiteto Luís Carvalho. Devendo ser coordenadas pelo poder público, as operações urbanas são um instrumento urbanístico que tratam de intervenções e medidas que visam soluções para o desenvolvimento e requalificação de áreas específicas da cidade. A proposta é que essas intervenções estejam alinhadas a conceitos modernos de sustentabilidade e em que circunstâncias podem ser adotadas com o objetivo de agregar qualidade de vida para o território e para as pessoas.

Com temas que envolvem o dia-a-dia da cidade e dos cidadãos, o Recife Planeja busca criar uma agenda positiva a partir da participação popular em seminários públicos. Até o mês de março do próximo ano, outros oito temas entrarão em pauta junto com profissionais que ajudarão a pensar a cidade e a proposição de alternativas urbanísticas que possam ajudar na construção de políticas públicas de médio e longo prazos. "Abrimos a discussão sobre termas relacionados à cidade com participação popular porque acreditamos nessa construção coletiva. Além disso, há um fator que é de extrema importância: a cidade é feita de pessoas e são elas que muito têm a contribuir com o nosso trabalho, que é de desenvolver estudos e políticas públicas urbanas que confiram a todos nós um crescimento de cidade ordenado e de qualidade", pontua João Domingos, presidente do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira.

Sobre os palestrantes:

- Amélia Reynaldo
Arquiteta formada em 1973 pela Universidade Federal de Pernambuco. Em 1998, concluiu o doutorado em urbanismo pela Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona, vinculada à Universidae Politécnica da Catalunha. Sua maior atuação tem sido no âmbito público, com trabalhos para a Prefeitura do Recife e para o Governo do Estado de Pernambuco. Amélia também foi coordenadora da equipe que obteve o 1o lugar no Concurso Nacional para Renovação e Preservação do Bixiga, em São Paulo (1989). Atualmente é professora do curo de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco.


- Pedro Lira
Arquiteto formado pela Universidade Federal de Pernambuco, Pedro é Doutor pela Universidade Politécnica da Cataluña. Atualmente é diretor de área técnica e coordenador de projetos da empresa IDOM, uma das maiores empresas de engenharia da Espanha, respondendo pelo escritório em São Paulo. O escritório, que começou na cidade espanhola de Bilbao, conta hoje com 13 unidades com filiais também em Londres, Lisboa e Cidade do México.

- Luiz Carvalho
Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Federal de Pernambuco, Luiz é Mestre em Urbanismo pela TU Delft-Holanda e IUAV Veneza - Itália (2014) e PhD External Candidate na TU Delft - Holanda. Foi gerente de Desenho Urbano no núcleo de operações urbanas do Governo de Pernambuco - NTOU (2007 – 2012). Atualmente está na coordenação executiva do InCiti, pesquisa e inovação para cidades, que desenvolve a pesquisa sobre o Parque Capibaribe, o LabCeus, laboratórios de cidades sensitivas e organiza o Urban Thinkers Campus – ONU Habitat.