NOTÍCIAS

Cultura | 19.09.12 - 12h20

Prefeitura do Recife celebra Dia do Educador Social com seminário inédito

[caption id="attachment_26299" align="alignleft" width="334"] O evento comemora o Dia Estadual do Educador Social. Foto: Luciano Ferreira[/caption]

Cerca de 400 pessoas, entre profissionais, estudantes, gestores e pesquisadores que atuam na área da garantia de direitos humanos participam, até as 17h30 desta quarta-feira (19), do I Seminário Municipal de Educação Social, cujo tema é “Promovendo a Cidadania em um Contexto de Exclusão”. Promovido pela Prefeitura do Recife, por meio do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), o evento, que acontece no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, comemora o Dia Estadual do Educador Social, celebrado em 19 de setembro.

O Iasc, que hoje conta com 220 educadores no quadro, resolveu promover esse diálogo, cuja proposta é discutir o papel do educador social, por causa da importância que ele tem para o desenvolvimento social da cidade”, disse o coordenador geral do seminário, Felipe Medeiros.

As duas mesas redondas programadas “Educação Social: Fundamentos e Tendências” e “O Sujeito Educador Social: Formação e Campos de Atuação” reúnem especialistas da área, como o professor Xavier Utdenbrok, mestre em Ciências Sociais, a especialista em psicologia organizacional e administradora, Renata Zovka, e o coordenador do Espaço Criança Esperança de Jaboatão, Alcivan de Oliveira. Além das rodas de diálogo, a programação inclui a 1ª Exibição Pública do Filme “La Educación Proibida” (2012) no Norte e Nordeste.

Para a estudante de zootecnia e educadora social, Lidiane Rosa Custódio, um diálogo que destaque os desafios da relação entre educação, cultura e sociedade pode ser transformador para os profissionais da área. “É uma ação válida para se discutir a educação também pelo vieis cultural e social, principalmente como fator de desenvolvimento para nossa cidade”, comentou.