NOTÍCIAS

Cultura | 19.10.12 - 16h30

Prefeitura do Recife entrega segunda etapa do Binário de Boa Viagem

A Prefeitura do Recife coloca em prática mais uma ação para melhorar o trânsito na cidade. Na manhã deste sábado (20), será aberta a segunda etapa do Binário de Boa Viagem. O projeto de tráfego tem por objetivo agilizar o trânsito na Zona Sul, em especial, na Avenida Domingos Ferreira. A liberação do binário acontece às 6h, a partir da Rua Ana Camelo, e contará com apoio de agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

Para a implantação do circuito de vias, a Prefeitura do Recife executou obras de pavimentação, drenagem e prolongamento da Rua Jornalista Francisco Almeida. O projeto foi executado pela Empresa de Urbanização do Recife (URB) e teve investimento de R$ 409 mil.

A via faz parte da segunda etapa do projeto de implantação do binário entre as ruas Francisco da Cunha e Nelson Hungria. Com a entrega da via pavimentada, as ruas José Aderval Chaves e Ana Camelo da Silva formarão um binário, sendo transformadas em mão única e sentidos opostos. Com a modificação, a Ana Camelo da Silva se tornará continuação da Rua Francisco da Cunha. Já a Rua Jornalista Francisco Almeida, no trecho entre a Av. Domingos Ferreira e Rua José Aderval Chaves, será sentido único da primeira para a segunda via. Já entre as ruas Ana Camelo e José Aderval Chaves haverá sentido único da primeira para a segunda.

“Esta intervenção se soma a outras obras, como a Via Mangue, para enfrentar um dos maiores desafios de grandes cidades como o Recife: a mobilidade. Com a entrega da rua vamos proporcionar uma redução do tráfego de veículos na pista oeste da Domingos Ferreira já a partir da Rua Jornalista Francisco Almeida”, explica o prefeito João da Costa, que esteve no local na manhã desta sexta (19).

A obra também contemplou a criação de uma ilha com tratamento paisagístico para garantir a canalização do fluxo de veículos. O projeto incluiu ainda a pintura de faixa de pedestre na Rua José Aderval Chaves, regulamentação de estacionamento e criação de vagas de 14 vagas de estacionamento público na Rua Jornalista Francisco Almeida.

Binário - A principal intervenção para a efetivação do binário, no mês de outubro de 2011, foi a transformação da Rua Francisco da Cunha em mão única, em toda sua extensão, no sentido Boa Viagem/Pina. Para permitir a formação do binário, o tráfego ficou permitido nos dois sentidos da Rua Professor Eduardo Wanderley, somente no trecho entre Aviador Severiano Lins até a ligação com a Nelson Hungria.