Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 19.10.22 - 18h01

Prefeitura avança com obras de requalificação urbana no Ipsep e inicia alargamento do pontilhão da Rua Pampulha

Grande pacote de intervenções no bairro totaliza investimentos de R$ 36,3 milhões. Nova etapa traz mudanças no trânsito

 

A Prefeitura do Recife inicia, nesta quinta-feira (20), as obras de alargamento do pontilhão da Rua Pampulha, no Ipsep, que cruza o Canal da Mauricéia e é uma das vias de ligação entre as avenidas Jean Emile Favre e Mascarenhas de Moraes. A intervenção faz parte de um grande projeto de requalificação urbana e melhorias da mobilidade que está em andamento no bairro, com investimentos de R$ 36,3 milhões. O início dos trabalhos provocará mudanças no trânsito da área.

 

O pacote de obras, que está sendo executado pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), inclui a implantação de binário, corredor exclusivo de ônibus, ciclofaixa, requalificação dos passeios, arborização, melhorias nas redes de drenagem e abastecimento de água, bem como o embutimento da rede de telecomunicações. Já estão em andamento as obras de pavimentação e drenagem das ruas Rio Maranhão, Raimundo Diniz, que incluem também as ruas Cruz e Souza e Marechal Craveiro Lopes.

 

O pontilhão, que hoje tem 13 metros de largura, será duplicado para 27 metros. “Esta nova etapa inclui mobilização e construção do canteiro, a demolição do pontilhão existente, a execução das fundações e da superestrutura do novo pontilhão, pavimentação e serviços complementares. Aproveitando as interdições, iniciaremos também a drenagem e o embutimento de telecomunicações na Rua Pampulha, além de remanejamento de interferências com as redes de água e esgoto da Compesa”, explica o presidente da URB, Luís Henrique Lira.

 

Agentes e orientadores da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) estarão no local, a partir das 6h, realizando os seguintes desvios: os condutores que estiverem na Rua Potengy em direção a Afogados deverão acessar a Rua Jean Emile Favre e a Rua Jamaica. Já os condutores que estiverem na rua Jean Emile Favre não poderão girar para a Rua Pampulha. Em casos de dúvidas, os condutores poderão acionar a CTTU pelo teleatendimento gratuito e 24h no número 0800.081.1078.

 

MOBILIDADE - No total, cinco vias principais serão contempladas: as avenidas Jean Emile Favre e Raimundo Diniz e as ruas Rio Maranhão, Pampulha e Itacari. As intervenções vão melhorar a mobilidade urbana, priorizando o transporte público com a implantação de corredor exclusivo de ônibus. A mobilidade ativa e a acessibilidade serão incentivadas com a implantação de ciclofaixa e requalificação dos passeios públicos. A infraestrutura da região mudará de patamar, ganhando nova rede de drenagem para reduzir os alagamentos e melhorias na rede de abastecimento de água. E o embutimento da rede de telecomunicações vai diminuir a poluição visual.

 

Com extensão de 3,5 km, o Binário da Jean Emile Favre fará a ligação entre duas importantes vias arteriais principais: as Avenidas Recife e Marechal Mascarenhas de Moraes, nos bairros da Imbiribeira e do Ipsep. No sentido Ipsep, o binário terá início na Rua Itacari (continuação da Avenida General MacArthur) e seguirá pela Jean Emile Favre até a Avenida Recife. Em direção à Imbiribeira, o binário começa na Avenida Raimundo Diniz e irá pelas ruas Rio Maranhão e Pampulha, até a Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes. O segundo pontilhão sobre o canal da Mauricéia, na Jean Emile Favre, também será alargado.

 

CICLOFAIXA - A malha cicloviária da cidade será ampliada com uma nova ciclofaixa, que se ligará com as ciclofaixas Paris e Dom Hélder Câmara, já existentes, somando-se aos 84,6 km já conectados entre as zonas Sul e Oeste. A região receberá tratamento para o transporte público, com uma faixa exclusiva de ônibus. As vias que constituem o binário receberão melhorias de urbanização e paisagismo, com plantio de 400 árvores, além da requalificação dos passeios em concreto e piso intertravado com implantação de acessibilidade (piso tátil direcional e de alerta, além de faixas de pedestres e travessias em nível).