NOTÍCIAS

| 19.11.14 - 09h46

Novembro Azul convoca homens para combater preconceito e realizar exames contra o câncer de próstata

No próximo sábado (22), a Secretaria de Saúde do Recife promove atividades educativas no Mercado Público de Casa Amarela, Zona Norte da cidade. (Foto: Lú Streithorst/PCR)

Cerca de 50 pessoas assistiram, na tarde desta terça-feira (18), a uma palestra sobre o câncer de próstata, na sede da Secretaria de Defesa Social, em Santo Amaro. O convidado foi o médico urologista Françualdo Barreto, que falou sobre como os homens devem se prevenir contra a doença, sintomas e tratamento. A iniciativa é da Secretaria de Saúde do Recife, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia (PE).

Para fazer a prevenção na rede municipal, o usuário deve procurar a Unidade de Saúde da Família onde está cadastrado. De lá, ele será encaminhado a um dos seis hospitais da cidade, para fazer os exames, entre eles Hospital de Câncer de Pernambuco, Hospital das Clínicas, Hospital Getúlio Vargas, Hospital Otávio de Freitas, Hospital Universitário Oswaldo Cruz e IMIP.

“O diagnóstico precoce, com acompanhamento de um especialista, aliado a hábitos saudáveis (alimentação e atividades físicas), afasta o risco de ter esse tipo de câncer”, explicou o médico. “Todo homem a partir de 50 anos – com exceção daqueles que já tiveram casos na família ou da raça negra, que devem começar a prevenção cinco anos mais cedo – deve procurar um urologista para fazer o exame de PSA (sangue) e o toque retal”, completou.

Foi o que fez o servente José Xavier de Santana, de 54 anos. Morador do bairro de Campo Grande, sempre recebeu a visita de agentes comunitários de saúde e fez todos os exames. “Quando fiz o toque, o doutor viu algo errado na minha próstata e na taxa de PSA. Fui encaminhado, fiz biópsia, e agora vou ter de fazer uma cirurgia”, contou.

Há oito anos, Marcelo Ferreira, de 55 anos, descobriu através de exames que estava com um câncer na próstata. Um ano depois foi submetido a um procedimento cirúrgico. Hoje, aguarda a notícia de que está totalmente curado. Para ele, saúde deve estar acima de qualquer preconceito. “O importante é a prevenção. Ou você faz agora um exame que não doi ou você sente dor mais tarde”, afirmou Marcelo.

“É importante lembrar que o Novembro Azul é um alerta não só contra o câncer de próstata, que matou 128 homens no Recife em 2013, mas que pensa na saúde do homem de forma integral”, reforçou o coordenador de Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde, Helton Bruno.

Agenda - No próximo sábado (22), a Secretaria de Saúde do Recife promove atividades educativas no Mercado Público de Casa Amarela, Zona Norte da cidade. A equipe vai fazer, entre 8h e 12h, distribuição de panfletos informativos sobre o câncer de próstata e dar orientações sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura do Recife, para realizar a prevenção.