NOTÍCIAS

| 19.11.14 - 09h53

População do Coque recebe ações de Saúde

Famílias de área descoberta também foram cadastradas para a USF Berilo Pernambucano

Cerca de 100 famílias da comunidade do Sítio Novo, no bairro do Coque, foram beneficiadas nesta segunda-feira (18) com diversas ações promovidas pela Secretaria de Saúde do Recife. Uma tenda foi montada próxima à estação de metrô, entre 8h e meio-dia. Na ocasião, famílias de área descoberta de unidade de saúde foram cadastradas por agentes comunitários. Elas agora passam a ser atendidas na Unidade de Saúde da Família – USF Berilo Pernambucano, também no bairro do Coque.

“Com esse cadastramento, as famílias, que antes estavam descobertas, agora terão acesso ao acompanhamento completo de saúde, para que haja a melhora efetiva da qualidade de vida dessas pessoas”, explicou Iêda Moura, coordenadora de Educação Popular em Saúde.

Cada família tem agora sua ficha de prontuário, por onde será feito o acompanhamento para os serviços de vacinação, odontologia, pediatria, entre outros. Para Rodrigo Barbosa, representante da comunidade do Coque, o cadastramento é fundamental para a melhoria da qualidade da saúde da população. “É preciso que haja esse acompanhamento para que as famílias possam se conscientizar sobre a importância de cuidar da saúde”, afirmou Rodrigo.

Serviços - Durante toda a manhã, foram oferecidos serviços de aferição de pressão, teste de glicose e orientações sobre doenças como tuberculose, hanseníase, prevenção do câncer de mama e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Equipes do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Recife também realizaram vacinação. Os profissionais de saúde bucal orientaram sobre métodos de higiene bucal, com o auxílio de um escovódromo, e a equipe da Academia da Cidade deu informações sobre alimentação saudável e qualidade de vida.