NOTÍCIAS

Habitação | 19.11.15 - 10h43

Três mil moradores de Roda de Fogo recebem escritura definitiva de suas casas

img_alt

Na noite desta quarta (18), o prefeito Geraldo Julio, numa ação conjunta da Prefeitura do Recife e Governo do Estado, entregou às famílias o documento que garante a propriedade de suas moradias. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)

 

Moradores da comunidade de Roda de Fogo, nos Torrões, comemoraram na noite desta quarta-feira (18) a tão esperada posse definitiva de suas casas. A conquista foi marcada com um ato público na Escola Estadual Pintor Lauro Villares, localizada na Rua Clarice Lispector, onde o prefeito Geraldo Julio, acompanhado do governador Paulo Câmara, realizou a entrega de 700 escrituras de propriedade para os moradores que aguardavam há mais de vinte anos pelo registro. Três mil pessoas foram beneficiadas com a iniciativa.

" Essas 700 famílias agora estão com o documento registrado em cartório, que garante a propriedade e assegura a posse de suas moradias. Ninguém vai precisar desocupar nada, ninguém vai sair do lugar."

De acordo com o líder comunitário Vicente Albuquerque, a conquista só foi possível porque os governos municipal e estadual se dispuseram a ouvir a população. "Estamos recebendo aqui o reconhecimento de muita luta, mas isso só foi possível porque temos aqui o poder político disposto a trabalhar pelo povo e dar a gente o que estávamos aguardando há tanto tempo. A terra agora é nossa, de fato e de direito, no papel passado. Hoje é dia de festa e de muita emoção", comemorou.

A iniciativa é fruto de uma parceria da Prefeitura do Recife com a Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart), e com o Governo do Estado. Na solenidade de entrega, o prefeito Geraldo Julio garantiu que o benefício era absolutamente definitivo: "Uma luta de 30 anos e que agora finalmente teve sua conquista. Roda de Fogo é uma comunidade muito unida, que lutou muito por isso. Eles tiveram o apoio de Miguel Arraes, de Eduardo Campos, e agora estou aqui juntamente com Paulo Câmara, entregando enfim as escrituras definitivas. Essas 700 famílias agora estão com o documento registrado em cartório, que garante a propriedade e assegura a posse de suas moradias. Ninguém vai precisar desocupar nada, ninguém vai sair do lugar. A casa é deles!", afirmou o gestor municipal.

Cerca de três mil pessoas foram beneficiadas pela ação, que faz parte do Programa Meu Imóvel Legal (PMIL), que tem como objetivo transferir a propriedade definitiva do terreno para as famílias, concedendo o registro no Cartório de Imóveis para aqueles que comprovarem a posse de fato e utilizarem o terreno para fins de moradia.

Cleonice Maria da Silva foi uma das moradoras que recebeu a escritura e emocionada falou do quanto esperava pelo documento. "Há 28 anos que espero por isso e finalmente vivi para ver este dia chegar. Estou muito feliz de poder saber que agora terei meu porto seguro, meu e de minha família, meus filhos, meus netos. É uma emoção sem tamanho, não tenho como descrever a felicidade de saber que a casa onde passei quase metade da minha vida foi reconhecida como minha", desabafou a aposentada.