Gabinete do Centro do Recife

NOTÍCIAS

Recentro | 19.11.21 - 19h46

Recentro inicia atividades com mutirão de limpeza no Bairro do Recife

img_alt

Ação marca início das atividades do Recentro. (Fotos: Daniel Tavares/ PCR Imagem)

 

Prefeitura realiza mutirão de limpeza no Bairro do Recife nesta sexta (19) e no sábado (20).

 

Um dia após o lançamento do Recentro, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), realiza a primeira ação do programa - um mutirão de limpeza no Recife Antigo. Com quase 100 garis, a Emlurb iniciou os serviços de capinação, lavagem, varrição e remoção de resíduos, às 7h desta sexta-feira (19) e vai terminar os trabalhos às 16h. Neste sábado (20), o mutirão segue no mesmo horário para concluir as atividades, beneficiando todas as ruas do Bairro do Recife. 

 

“Vamos ter dois dias de atividades. Hoje nós estamos trabalhando com 51 garis; amanhã vamos estar trabalhando com 46 garis. Estaremos desenvolvendo os serviços de varrição, capinação, remoção de resíduos e lavagem das ruas nesses dois dias de atividades. Por causa do projeto Recentro, nós estamos intensificando o serviço que temos de rotina, estamos fazendo uma faxina geral para ter um impacto mais rápido e, depois, a limpeza urbana segue dentro da rotina. No Recife Antigo, todas as vias serão beneficiadas com os serviços”, esclareceu o Gerente Geral de Fiscalização e Limpeza da Emlurb, Avelino Pontes.

 

Nesta sexta-feira, estão sendo limpas ruas como Bom Jesus, Moeda, Apolo, Mariz e Barros e Madre de Deus, entre outras. A lavagem foi realizada  às 7h no Marco Zero, às 9h30 na Praça do Arsenal e às 10h30 na Rua Álvares Cabral. No sábado, as demais vias do Bairro do Recife receberão os serviços; e a lavagem acontecerá  às 7h na Avenida Rio Branco, às 9h30 na Rua do Bom Jesus e às 12h na Rua da Moeda.

 

Para Rosângela Pereira, 52 anos, que vende cocos na esquina da Avenida Barbosa Lima com a Rua do Bom Jesus, a limpeza intensificada no bairro ajuda a atrair mais clientes: “geralmente é meu marido que trabalha aqui, eu venho às vezes. Eu estou achando bom, limpeza é sempre bom, deixar tudo conservado e limpo atrai mais turistas, melhora muito o movimento”.

 

Para a execução das ações de limpeza, a Emlurb utiliza dois caminhões do tipo caçamba basculante, um caminhão pipa e outros veículos para transporte do pessoal e fiscalização. Além disso, há duas equipes compostas por 10 homens, em cada dia, para a limpeza das galerias da rede de drenagem de vias do bairro, como Rua do Apolo, Rua do Observatório, Praça do Arsenal, Rua da Guia, Rua Barão de Rodrigues Mendes, Rua do Brum, Rua Bione, antiga Fábrica da Pilar, Cais do Apolo, Rua Marquês de Olinda, Rua Maria Cesar, Rua Mariz e Barros, Rua Álvares Cabral, entre outras.

 

RECENTRO - Na quinta-feira (18), o prefeito do Recife João Campos lançou o programa Recentro. Com isso, o Bairro do Recife, e os bairros São José e Santo Antônio serão geridos pelo Escritório Recentro de Gestão, uma nova estrutura montada exclusivamente para pensar o centro da cidade em toda sua complexidade e que responderá diretamente ao gestor municipal. O Recentro terá incentivo fiscal para novos empreendimentos, regulação específica para inovação urbana aberta e ampliação dos investimentos públicos. No lançamento do programa, o prefeito também anunciou que a chefe do Escritório será Ana Paula Vilaça, a partir do dia 1º de dezembro.