NOTÍCIAS

Cultura | 19.12.13 - 20h08

Juntos pela Educação será ampliado em 2014

[caption id="attachment_41993" align="aligncenter" width="680"] No Auto de Natal da Escola Professor Antônio de Brito Alves, estudantes apresentaram os musicais Baile do Menino Deus, Os Saltimbancos e coro natalino. (Foto: Marcos Pastich/PCR)[/caption]

Projeto lançado em agosto pela Prefeitura do Recife encerrou atividades de 2013 nesta quinta (19)

Lançado em agosto de 2013 pela Prefeitura do Recife, o programa Juntos pela Educação termina 2013 comemorando a integração entre famílias de estudantes e as 16 escolas municipais de 6º a 9º ano. Diante do resultado positivo, a PCR garante que vai ampliar os projetos para mais escolas municipais em 2014. Durante a festa natalina do programa, nesta quinta-feira (19), o prefeito Geraldo Julio adiantou que as ações incluirão escolas de 1º a 5º ano. Um ciclo de palestras temáticas com os pais também está entre as novidades a serem implantadas a partir de fevereiro do próximo ano.

"Esta é uma ação importante para integrar a comunidade com os educadores e alunos. Por isso o programa vai ser ampliado em 2014, chegando a todas as 34 escolas que têm turmas de 6º a 9º ano e também a outras unidades da rede municipal", anunciou Geraldo Julio, que foi recebido com festa pelas crianças no auto natalino da Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves, no bairro da Mustardinha, Zona Oeste do Recife.

O secretário de Educação do município, Valmar Corrêa, considera que a socialização promovida pelo Juntos pela Educação tem gerado reflexos positivos no aprendizado dos estudantes. "Fechamos este projeto de forma muito positiva, porque vemos o resultado que a integração entre os estudantes, as famílias, os professores, diretores e todos os profissionais da educação tem dado", avaliou.

Em 2014, três novos projetos vão fazer parte do programa Juntos pela Educação: o Pais Nota 10, o Seminário Juntos pela Educação e o Jornal da Família. Na primeira ação, os pais que mais colaborarem com a escola serão premiados. Já nos seminários, a comunidade escolar vai ser convidada a participar de uma série de palestras com especialistas em temas como drogas, violência e sexualidade. O jornal, por sua vez, será trimestral e publicará as boas iniciativas que escola e famílias têm promovido a favor da educação no Recife.

No Auto de Natal da Escola Professor Antônio de Brito Alves, estudantes do 1º ao 5º ano apresentaram musicais como o Baile do Menino Deus, Os Saltimbancos e coro natalino. As bandas das Escolas Municipais Antônio Farias Filho e Governador Miguel Arraes também se apresentaram com sua formação completa. Papai Noel distribuiu presentes para a criançada, que se divertiu nos brinquedos infláveis montados no pátio.

RESULTADO - A Escola Professor Antônio de Brito Alves foi a primeira a receber o projeto Juntos pela Escola, que levou um dia inteiro de lazer e serviços gratuitos à população sempre no último sábado de cada mês, atraindo mais de 15.000 pessoas nas suas quatro edições. Mãe de dois estudantes da unidade, a dona de casa Rebeca Cristina da Silva esteve na festa de Natal desta quinta e elogiou o projeto, que também faz parte do programa Juntos pela Educação.

"Meus filhos ficaram muito mais interessados pelos estudos e também por estar na escola em outros momentos, como na hora de fazer esportes. O Juntos pela Escola incentiva as crianças a não estar no meio da rua e ficar mais na escola. Gosto muito do trabalho que fazem aqui", disse Rebeca Cristina. O filho mais velho, Klébson, 12 anos, conta o que aprendeu este ano com o projeto. "Vi que é importante respeitar os professores, além de ajudar uns aos outros nas tarefas. A minha escola está muito mais legal."