NOTÍCIAS

| 19.12.14 - 15h25

Academia da Cidade realiza Seminário para apresentar balanço anual

Este ano, o evento teve como tema “Construindo Relações, Compartilhando Ações”. (Foto: Cortesia)

Cerca de 180 pessoas, entre profissionais de saúde, representantes dos Distritos Sanitários e outros convidados participaram, na manhã desta sexta-feira (19), do 3º Seminário da Academia da Cidade, no auditório da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), no bairro da Boa Vista. Durante o evento, foram discutidas as políticas exitosas do Programa Academia da Cidade (PAC) e apresentados trabalhos inéditos no Recife.

Este ano, o evento teve como tema “Construindo Relações, Compartilhando Ações”. Doze profissionais de Educação Física receberam homenagens pelos trabalhos desenvolvidos nos polos. Entre eles, o programa ‘Dos Palcos aos Polos’ e o projeto ‘Impacto de uma intervenção terapêutica, sócio-educativa e lazer na mudança do estilo de vida de usuários de um projeto de reabilitação cardiopulmonar e metabólica do sistema público’. Outros 16 trabalhos inéditos, na área da interação com o usuário, do PAC foram apresentados.

De acordo com a secretária-executiva de Atenção à Saúde, Cláudia Miranda, as políticas de saúde têm o desafio constante de superar as expectativas, em relação à saúde dos usuários, e os profissionais são a parte mais importante desse processo. “Quando os profissionais transpõem as barreiras e se aproximam dos usuários, o retorno é muito positivo”, disse Cláudia.

O Programa Academia da Cidade foi implementado no Recife em 2002, e caracteriza-se como uma política de promoção da saúde, com atividades físicas, lazer e orientação para hábitos alimentares saudáveis. Durante a atual gestão, os polos Parque dos Milagres, no Ibura, e Cavouco, na Iputinga, foram inaugurados, totalizando 41 em todos os distritos sanitários da cidade. Estão sendo investidos R$ 2 milhões e 500 mil na requalificação dos polos existentes.