NOTÍCIAS

Cultura | 19.12.14 - 11h57

Cortejo Natalino toma conta do Bairro do Recife nesta sexta (19)

A tradição reúne pastoris pelas ruas do centro do Recife. O desfile terá início às 19h, no Marco Zero

O Recife vai receber nesta quinta-feira (19) uma grande reunião de pastoris. Compondo a programação do Ciclo Natalino, a tradição dos pastoris religiosos vai colorir as ruas da cidade num cortejo que terá concentração às 18h, no Marco Zero, e saída às 19h. Ao som de bandas natalinas, o desfile seguirá em direção à Praça do Arsenal, onde os grupos se apresentam ao som da Orquestra Popular do Recife.

Marcelo Varella, responsável pela a organização do cortejo a cada ano, explica que a origem dos pastoris é portuguesa, mas a manifestação popular ganhou força no Nordeste. “A tradição de pastoris começou com os jesuítas, que faziam a encenação do presépio. As músicas cantadas são em louvor aos reis magos, a manjedoura, ao nascimento do menino Jesus”, afirma.

Vinte e dois grupos se reúnem e se apresentam nesta noite. Na chegada do Cortejo Natalino, o grupo Guerreiros do Sol Nascente e o Balé Popular do Recife abrem as evoluções no palco da Praça do Arsenal. Um coral, regido pela musicista Dinara Pessoa, também acompanha as apresentações que devem seguir até às 22h30.

Entre os grupos que desfilam estão o Pastoril Tia Nininha, Pastoril Estrela de Belém, Pastoril Rosa Mística dos Torrões, Pastoril Estrela Guia do Cabo, Pastoril Giselly Andrade, Pastoril Estrelando no Passo, Pastoril Estrela Guia do Recife, Pastoril Lindas Ciganas, Pastoril Estrela Dalva, Pastoril Infantil UR-3, Pastoril Estrela Brilhante, Pastoril Aurora da Redenção, Pastoril Sol Nascente, e o Pastoril Sertanense.Também se apresentam o Bloco Lírico Cordas e Retalhos, o Bloco da Saudade, Orquestra Som Brasil, Orquestra Harmonia, a Banda Natalina Veneno e a Orquestra Popular do Recife, que acompanha as apresentações dos Pastoris, regida pelo Maestro Ademir Araújo.


Serviço:

Cortejo Natalino com Pastoris religiosos

Quando: Quinta-feira, 19 de dezembro
Hora: Concentração, às 18h, no Marco Zero
Saída em direção à Praça do Arsenal às 19h
Acesso livre