NOTÍCIAS

Cultura | 19.12.15 - 22h52

Noite de cores e tradições na abertura do projeto Brincadeiras de Natal

img_alt

Pastoris, ciranda, cavalo marinho e muita música tomaram conta da Avenida Rio Branco nesta sexta-feira, 18. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

 

A primeira noite do projeto Brincadeiras de Natal, nesta sexta-feira (18), na Avenida Rio Branco, bairro do Recife, foi um momento para se guardar na memória e no coração. A alameda se transformou num verdadeiro “terreiro” das tradições culturais natalinas e foi invadida pelas cores dos pastoris, pela música que ultrapassa gerações executada pela Banda Sinfônica do Recife, e pela malemolência e cadência do cavalo marinho e da ciranda. O projeto é uma realização da Prefeitura do Recife, através das secretarias de Cultura e Turismo e Lazer e, Fundação de Cultura Cidade do Recife.

A brincadeira começou com um desfile dos grupos de pastoris pelo bairro. Eles se concentraram na Praça do Arsenal, seguiram pela Rua do Bom Jesus chegando à Av. Rio Branco, onde realizaram suas evoluções. Cerca de oito pastoris participaram do desfile, reverenciando o nascimento do Menino Jesus com suas músicas e coreografias, em torno do presépio e ao longo da avenida. Uma banda de música animou a cantoria. 

Em seguida, a festa começou no palco montado na alameda onde os homenageados do Ciclo Natalino 2015 foram agraciados com placas, entregues pela secretária de Cultura Leda Alves, o secretário executivo de Gestão Cultural, Williams Santana, e o presidente da FCCR Diego Rocha. O filho do Mestre Salustiano, Pedro Salustiano, representando o Boi Matuto, e o Mestre João da Guabiraba foram recebidos com aplausos pelo público presente e não escondiam a alegria pela homenagem.

A Banda Sinfônica da Cidade do Recife assumiu o palco logo depois, e encantou o público com um repertório cheio de homenagens a pessoas marcantes da música nacional e mundial. A apresentação iniciada com composições natalinas, seguiu com uma homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, com o medley “Gonzaga em Tom Maior”. O repertório contou ainda com músicas de Chico Science e Nação Zumbi, Lenine e, para encerrar, uma versão revisada da clássica “Bom Natal”, com arranjos do Maestro Forró e participação do Coral Eco. 

A noite prosseguiu com a apresentação do Pastoril Giselly Andrade, do Boi Matuto de Mestre Salú, de Cidade Tabajara, e da Ciranda Mimosa do Mestre João da Guabiraba que transformaram a Avenida Rio Branco num verdadeiro salão de danças ao ar livre. Uma grande roda de ciranda se formou na alameda, unindo crianças, jovens e adultos, numa deliciosa confraternização e troca de boas energias, bem típico do período natalino. O estudante Thiago Lins, de Caruaru, que passa férias na capital pernambucana, adorou a festa. “É muito bom sempre a gente ver nossa cultura de perto. Os responsáveis por esse momento estão todos de parabéns, adorei”, afirmou. 

O projeto Brincadeiras de Natal prossegue neste sábado (19) e domingo (20), a partir das 17h, com mais atrações culturais. Confira abaixo a programação:

 

Sábado, 19 de dezembro: 

17h - Concerto Natalino da Banda da Base Aérea do Recife

18h - Mamulengo do Mestre Bel

18h30 - Pastoril Estrela Brilhante

19h - Balé Deveras

19h30 - Pastoril Campinas Alegres

20h - Reisado Imperial

20h50 - Cavalo Marinho Boi Pintado

21h40 - Guerreiro Sol Nascente

 

Domingo, 20 de dezembro:

17h - Coral do Conservatório Pernambucano de Música

17h30 - Concerto Natalino da Banda da Polícia Militar

18h30 - Grupo de Teatro Mestre Bila

19h - Companhia Trapiá de Dança

19h30 - Pastoril Aurora da Redenção

20h - O Pique do Guerreiro do Balé Popular

20h30 - Pastoril Estrela do Mar

21h - Pastoril Velho Xaveco