NOTÍCIAS

| 20.01.14 - 16h16

Prefeitura do Recife entrega segunda Ecoestação à cidade

[caption id="attachment_42799" align="aligncenter" width="680"] Inaugurada nesta segunda-feira, a Ecoestação fica localizada no bairro da Imbiribeira. (Foto: Marcos Pastich/PCR)[/caption]

O Prefeito Geraldo Julio inaugurou, na manhã desta segunda-feira (20), a segunda EcoEstação do Recife. Com o nome de EcoEstação Tancredo Neves, o novo equipamento fica localizado na Imbiribeira, na Avenida Mascarenhas de Morais, e custou R$ 533 mil. Até o fim da gestão mais cinco unidades serão construídas na cidade.

“Esta é mais uma EcoEstação que está disponível e de portas abertas para a população trazer aquele lixo que não é o lixo de saquinho. Este tipo de equipamento recebe uma poda de árvore, um colchão velho, metralhas, eletrodomésticos que precisam ser descartados. Esta é a segunda unidade de sete que vamos fazer para melhorar o ambiente, juntamente com as ações de educação ambiental que pensamos para o Recife”, explicou o prefeito Geraldo Julio.

O local funcionará de segunda à sábado, das 8h às 17h, recebendo resíduos, móveis, materiais recicláveis, utensílios domésticos, entre outros descartes. As EcoEstações fazem parte do projeto EcoRecife, que engloba ações de educação ambiental e limpeza urbana, bem como a construção de equipamentos para viabilizar estas atividades de melhoria do meio- ambiente. As unidades também terão educadores ambientais, orientando a população sobre o uso do equipamento, além de um auxiliar de serviços gerais, ajudando na manutenção do ordenamento e limpeza do local.

Segundo o Presidente da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Antônio Barbosa, a iniciativa pretende atender ao indivíduo que não tem onde descartar estes resíduos, evitando a geração da poluição e o desordenamento urbano. “Essa EcoEstação vai atender os bairros do Ipsep, Imbiribeira, Boa Viagem e todas as localidades próximas. A expectativa é que tenhamos a arrecadação de 30 m³ por dia”, disse Antônio que continuou:

“Cada pessoa pode descartar cerca de 1m³ por dia, que é o equivalente a uma caçamba de um carro tipo Fiorino, por exemplo, ou 10 sacos de 100 litros. Esperamos suprir a necessidade de quem precisa descartar e não sabe onde. Daqui encaminharemos o lixo para o descarte correto, melhorando a estrutura de coleta e limpeza pública da cidade”.

A operação mensal da EcoEstação Tancredo Neves está estimada em R$ 47 mil. No local, estão disponíveis quatro caçambas e dois EcoPontos de coleta seletiva. Até o final da gestão, a Prefeitura do Recife irá construir mais cinco estações como esta, localizadas em pontos estratégicos da cidade. As próximas EcoEstações serão construídas na Torre, Mangueira, Iputinga, Ibura e Vasco da Gama.