NOTÍCIAS

Cultura | 20.02.14 - 09h39

Prefeito: Gestão profissionalizada é o caminho para eficiência dos municípios

[caption id="attachment_43910" align="alignleft" width="680"] Geraldo Julio defendeu prática em seminário internacional que debateu rumos da administração pública. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)[/caption]

O prefeito Geraldo Julio foi um dos debatedores do Seminário Internacional de Gestão Pública, que reuniu, nesta quarta-feira (19), profissionais e especialistas em administração pública do Brasil e de fora do País para discutir os rumos do segmento. Promovido pelo Governo de Pernambuco, o evento foi realizado em um hotel, no bairro de Boa Viagem. Em sua fala, o prefeito destacou a profissionalização da gestão como a forma mais eficiente de os governos municipais entregarem serviços de qualidade à população.

“Não vejo como poderemos viver no aperto fiscal a que os municípios brasileiros são submetidos, na concentração de recursos na esfera nacional, se não lutarmos para sermos os mais eficientes. E a gestão profissionalizada, para mim, é a condição número um disso acontecer. Trocar as melhores práticas, como fizemos aqui hoje, é sempre o melhor caminho para alcançar bons resultados. Todos os estados e municípios que profissionalizaram as suas gestões estão alcançando grandes resultados”, explicou Geraldo Julio, ressaltando a necessidade da meritocracia na formação das equipes.



O gestor recifense também defendeu a desburocratização dos recursos para que as prefeituras possam realizar com mais rapidez. “Os governos estaduais que virem suas capitais avançarem, perceberão que esse cenário foi fruto de uma gestão profissionalizada. Isso precisa chegar em todo lugar, sem burocracias. Precisamos aprofundar isso no Brasil; quanto mais isso acontecer, mais benefícios serão trazidos para a população. Quanto menor é o município, maior é o seu desafio. Um paralelo importante de mencionar é o avanço qualitativo dessas cidades. Não adianta fazer muito sem ter qualidade e eficiência no investimento”, argumentou Geraldo.

Aberto pelo governador Eduardo Campos, que palestrou sobre o papel da gestão pública no Brasil do futuro, o seminário reuniu cerca de 400 participantes, entre gestores públicos de Pernambuco e de outros estados; acadêmicos e empresários nacionais e internacionais. Na mesa redonda, juntamente com o prefeito Geraldo Julio, esteve o secretário estadual de Planejamento e Gestão, Frederico Amancio, moderador do debate, o especialista do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Mariano Lafuente, e o professor da Fundação Dom Cabral, Caio Marini.