Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 20.02.17 - 15h28

Semana pré-Carnaval tem ensaio geral com Lenine, encontro de Caboclinhos e o Baile da Pessoa Idosa

Folião terá 70 opções de apresentações e eventos

 

Com uma agenda extensa e opções para todos os gostos, a semana pré-carnavalesca do Recife começa na terça-feira (21), como o tradicional Baile da Pessoa Idosa, que promete reunir milhares de foliões. No mesmo dia, o Marco Zero recebe o 1º ensaio geral das nações de maracatu que vão se apresentar na Abertura do Carnaval. Na quarta-feira (22) à noite, acontece o último ensaio dos batuqueiros, no Bairro do Recife. Na quinta-feira (23), antes do início oficial da festa de Momo, os foliões podem começar a esquentar para a festa no 9º Encontro de Caboclinhos. No total, são 70 opções de atrações e eventos. Confira a agenda.

 

Baile de Carnaval da Pessoa Idosa do Recife

O 16º Baile Municipal da Pessoa Idosa acontece no próximo dia 21/02, no Classic Hall. A festa carnavalesca é gratuita e vai reunir 160 grupos de convivência de pessoas idosas que existem nas comunidades do Recife, e das instituições de longa permanência. No Baile serão apresentados a Rainha e o Rei da Pessoa Idosa 2017, eleitos no 8º concurso, no último dia 9 de fevereiro. A animação ficará por conta da orquestra do Maestro Spok e convidados. O baile começa às 14h

 

Terça Negra especial

No dia 21/02, a Terça Negra Especial de Carnaval se despede do Pátio de São Pedro. A partir das 20h, se apresentam o Maracatu Nação Cambinda Africano, Coco Bojo de Macaíba, Maracatu Nação Almirante do Forte e o Afoxé Omo Badê.

 

Encontro de Baques

Na quarta (22), o Pátio de São Pedro sedia a segunda etapa do 7º encontro de Baques de Caboclinho, que vai reunir sete Ternos de Agremiações. O evento, aberto ao público, começa às 19h no Pátio de São Pedro e reúne apenas os integrantes dos ‘Ternos’, os núcleos musicais das agremiações que relembram os povos indígenas. O evento acontece às 19h e irás contar com o Caboclinhos Canindé do Recife; Tribo de Caboclinhos Tupi, Tribo de Índio Tabajara de Goiana; Tribo de Índio Tupi Guarani de Olinda, Caboclinho Oxóssi Pena Branca e quem encerra a noite é o Caboclinho Carijós do Recife, um dos homenageados do Carnaval 2017.

 

9º Encontro de Caboclinhos

Quinta-feira (23), um dia antes do início dos festejos de Carnaval, vai acontecer o 9º Encontro de Caboclinhos na Rua da Moeda, que vai reunir vinte agremiações carnavalescas. A manifestação cultural que tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial, título conferido pelo IPHAN no ano passado. O evento acontece às 19h

 

Blocos em folia

Na semana pré-Carnavalesca, as troças e agremiações já estão em pleno vapor nas ruas, convidando os foliões a entrar no clima Carnavalesco. Confira
onde e quando aderir à folia

Cais da Alfândega

Na quarta (22), o palco do Cais da Alfândega será o ponto de encontro dos amantes das manifestações afro e indígenas. A partir das 19h, o Maracatu Tambores de Ogum se apresenta, seguido do Afoxé Omô Nilê Ogujá, Caboclinhos Carijós. O Maracatu Porto Rico, comandado por mestre Chacon, encerra a noite.

Pátio de São Pedro

No dia 23 (quinta), a partir das 17h, o local recebe o Clube de Bonecos Seu Pedro e, às 18h, o Afoxé Oyá Tokolé começa a concentrar para se apresentar ao público.

Arsenal da Marinha

Nestas terça, quarta e quinta (21, 22 e 23), o polo do Arsenal se torna o quartel general da alegria com apresentações de atrações diversas. Confira

 

ARSENAL DA MARINHA

DIA

HORA

PROGRAMAÇÃO

DESFILE DE AGREMIAÇÃO/ ORQUESTRA ITINERANTE E PASSISTAS

21.02 Terça

18h

 

STUDIO VIEGAS DE DANÇA - PASSISTAS

18h20

URSO BRANCO DO ZÉ

18h40

 




SALTOS CIA DE DANÇA

19h

BOI MIMOSO

19h20

TROÇA CARNAVALESCA MISTA VERDUREIRAS DE SÃO JOSÉ

19h40

CLUBE CARNAVALESCO MISTO MARACANGALHA

 

HORA

PROGRAMAÇÃO

22.02 Quarta

DESFILE DE AGREMIAÇÃO/ ORQUESTRA ITINERANTE E PASSISTAS

18h

MARACATU DE BAQUE SOLTO ESTRELA DOURADA DE BUENOS AIRES

18h20

 




CIA DE DANÇA PERNA DE PALCO

18h40

AFOXÉ OMIN SABÁ

19h

 




COMPANHIA DE DANÇA 100% SHOW

19h20

TROÇA CARNAVALESCA MISTA BATUTAS DE ÁGUA FRIA

19h40

BLOCO DE SAMBA ANARQUISTAS DO BOLE BOLE

DIA

HORA

PROGRAMAÇÃO

CONCENTRAÇÃO E SAÍDA DO BLOCO NEM COM UMA FLOR

23.02 Quinta

Das 15h às 17h

ORQUESTRA 100% MULHER

MARACATU BAQUE MULHER

TROÇA CARNAVALESCA MISTA A LINDA DA TARDE

CHEGADA DO 9º ENCONTRO DE CABOCLINHOS

 

 

Ensaios gerais da abertura do Carnaval do Recife

A partir da segunda (20), começam os ensaios gerais do Palco do Marco Zero. O destaque fica por conta de Lenine e Virgínia Rodrigues, que ensaiam com maestro Edson Rodrigues, Coral Voz Nagô com 13 Nações de Maracatu de Baque Virado nas noites de terça e quarta (vide horários). Elba Ramalho, Alceu, Spok Frevo Orquestra.

 

20 de fevereiro (Segunda)

André Rio e Luciano Magno

17h30

Orquestrão

19h20

Orquestra Ademir Araújo

21h40

Maestro Duda

23h

21 de fevereiro (terça)

Marrom Brasileiro e Nonô Germano

17h30

Homenagem a Naná (Lenine e V. Rodrigues)

19h20

Orquestra Contemporânea de Olinda

21h50

Recife de Bambas

23h30

22 de fevereiro (quarta)

Nena Queiroga e Coral Edgar Moraes

17h30

Homenagem a Naná (Lenine e V. Rodrigues)

19h20

Spok Frevo Orquestra e Ed Carlos

21h30

Alceu Valença

23h10

23 de fevereiro (quinta)

Gustavo Travassos

17h30

Elba Ramalho

19h20

Orq. P. Bomba do Hemetério e Karinna Spinelli

20h50

Almir Rouche e Convidados

22h20