Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 20.02.20 - 11h42

BALANÇO /// CHUVAS 20/02/2020

 

O Recife registrou entre a noite desta quarta (19) e a madrugada desta quinta-feira (20) fortes rajadas de vento que superaram os 60 km/h. Entre as 23h e 1h, o volume médio de chuva registrado na capital pernambucana foi de aproximadamente 32 mm, correspondendo a cerca de oito dias de chuva em apenas duas horas, quando a média total para o mês de fevereiro é de 123 mm. O fenômeno raro ocorreu por causa de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e Zona de Convergência Intertropical de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

A Prefeitura do Recife intensificou o monitoramento das chuvas desde às 17h desta quarta-feira (19) logo após o alerta emitido pela Apac. Equipes da Defesa Civil, Emlurb, CTTU e outros órgãos atuaram para minimizar os impactos das chuvas ainda durante a madrugada. O trabalho seguiu durante a manhã desta quinta-feira (20). Aproximadamente 800 servidores atuaram nas ruas, principalmente no trabalho de remoção de árvores. Não foi registrado nenhum incidente com vítimas. Desde o início de janeiro a Prefeitura do Recife já atua nas ruas da cidade com ações da Operação Inverno 2020.

DEFESA CIVIL – A Prefeitura do Recife emitiu, via celular, um aviso SMS para mais de 32 mil moradores de áreas de risco cadastrados. Entre as 17h de ontem e as 7h de hoje, o órgão registrou 25 chamados, sendo a maioria para colocação de lonas. A Defesa Civil, que mantém um plantão permanente e pode ser acionada através do 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24h.

ÁRVORES – A Emlurb registrou neste período 67 ocorrências de queda parcial ou total de árvores na cidade. Destas, 18 foram atendidas e liberadas, entre elas a Avenida Visconde de Jequitinhonha, Rua Francisco da Cunha, Rua Sargento Waldir Correia, em Boa Viagem, Avenida Caxangá (Cordeiro), Rua Itapetininga (Curado) e Avenida Maurício de Nassau (Iputinga). No momento, 16 estão em atendimento (11h).

OPERAÇÃO INVERNO 2020 - A Operação Inverno deste ano foi intensificada de forma antecipada, com o reforço na colocação de lonas e vistorias desde janeiro, fato que só ocorria a partir de abril. Além disso, a Emlurb também iniciou a limpeza dos 99 canais da cidade desde o início do ano. Mais de 6.100 profissionais, de 11 secretarias e órgãos, estão envolvidos na Operação Inverno 2020, que possui investimento previsto para R$ 99 milhões, em recursos para diversas ações como contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, colocação de lonas plásticas, implantação de geomanta, limpeza de canais e eliminação de pontos de alagamento, entre outras. Estão previstas ainda 50 mil vistorias e a colocação de 3,3 milhões de m2 de lona até o final da Operação.

TRÂNSITO – Equipes formadas por 296 agentes e 175 orientadores de trânsito da CTTU trabalham em áreas que foram afetadas pelas chuvas. Além disso, equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. Da 0h às 10h30 desta quinta-feira (20), foram registrados 13 acidentes de trânsito sem vítimas fatais. No período, a CTTU registrou ocorrências em 57 semáforos, dos quais 31 já foram atendidos. As equipes técnicas já estão em deslocamento para normalizar todo o sistema. A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 170 câmeras de videomonitoramento.

DECORAÇÃO DO CARNAVAL - Alguns itens da decoração do Carnaval do Recife 2020 também sofreram avarias devido aos fortes ventos e chuva desta madrugada. Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (20), equipes da Fundação de Cultura Cidade do Recife trabalham para fazer todos os reparos necessários para a realização do verdadeiro Carnaval de Rua do Brasil. A programação prevista para esta quinta-feira (20) - os espetáculos Ubuntu e Tumaraca, assim como a abertura oficial do Carnaval do Recife, programada para as 18h da sexta-feira (21) - estão mantidos normalmente.