NOTÍCIAS

Carnaval | 21.02.23 - 00h38

Crianças preservam tradição do Maracatu na abertura da Noite dos Tambores Silenciosos

img_alt

Prefeito João Campos acompanhou, nesta segunda-feira (20), apresentações da Noite dos Tambores Silenciosos Mirim, que reverenciam a ancestralidade da cultura recifense. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

A segunda-feira de Carnaval no Recife é marcada por um dos eventos mais aguardados da folia de Momo, que reforça a ancestralidade negra. Ao som dos tambores, no cortejo das nações de maracatu de baque virado, o Pátio do Terço, no bairro de São José, reverencia a Noite dos Tambores Silenciosos. E o cortejo, nesta segunda-feira (20), foi aberto pelos maracatus mirins, apontando para a preservação dessa tradição secular. O prefeito do Recife, João Campos, acompanhou a cerimônia, ressaltando a importância das crianças para a preservação da memória cultural da cidade.

“A gente tem uma preocupação importante em olhar sempre para a cultura popular, entendendo que é papel nosso, da Prefeitura, estruturar e fortalecer essa que é a responsável por nossa força e nossas raízes. Aqui, no Pátio do Terço, a gente se refere à Noite dos Tambores Silenciosos e agora a gente tem a apresentação mirim”, afirmou João Campos na ocasião. “É importante que as crianças e os jovens tenham a possibilidade de também serem fazedores de cultura e conhecerem, desde muito jovens, essa marca importante, essa expressão cultural. E é uma alegria poder ver e garantir a chama viva da cultura”, complementou.

Rafaela Chagas, de 36 anos, é guarda municipal e mãe de Vitória Maria Chagas, de 16 anos, que toca alfaia no Nação Erê, Maracatu Infantil de Brasília Teimosa. “Foram dois anos sem apresentações, muitas das crianças aqui estão se apresentando pela primeira vez ou eram muito pequenas quando se apresentaram antes. A minha filha, pela idade, agora, está mais empolgada e entendendo mais o significado de tudo isso”, comentou. “Ela está muito empolgada de estar retornando ao carnaval e eu estou muito emocionada. Essa é uma reafirmação da cultura negra. Recife está oferecendo a oportunidade de outras pessoas conhecerem e assim terem menos preconceito com as religiões. Espero que todas as religiões convivam em paz”, acrescentou ela.

Além da Noite dos Tambores Silenciosos e da Noite dos Tambores Silenciosos Mirim, o Pátio do Terço vai ser palco de vários shows na terça-feira de carnaval (21). Estão na programação: Grupo Bongar, Banda Abê Adulofe, Valdi Afonjah, Lucas dos Prazeres, Isaar França e Sandra de Sá.

CARNAVAL DO RECIFE - O Carnaval do Recife é um grande evento multicultural e com presença marcante de manifestações populares. São 44 polos, entre centralizados, descentralizados, comunitários e desfiles de agremiações, em uma programação que se estende por toda a cidade, reunindo atrações locais e nacionais, que celebram a volta do ciclo carnavalesco. Para a sua realização, a Prefeitura do Recife mobilizou parcerias com a iniciativa privada e mais de R$ 8 milhões foram captados de empresas, viabilizados por meio de quatro editais para captação de cotas de patrocínios. Os parceiros são AMBEV, Sports Entretenimento e Produção de Eventos, TIM e CVC. Toda a programação pode ser conferida no site www.carnavaldorecife.com.