NOTÍCIAS

Carnaval | 20.02.23 - 02h36

Frevo monta seu quartel general na Praça da Independência

img_alt

Neste domingo (19), o histórico foco de folia no bairro de Santo Antônio ferveu ao som do mais pernambucano dos ritmos. (Foto: Bruno Campos/PCR)

 

Neste domingo (19), a Praça da Independência, situada no bairro de Santo Antônio, se transformou em um verdadeiro palco de celebração. Centenas de foliões de todas as idades e classes sociais se reuniram para dançar ao som das orquestras de frevo, que contam com a participação de grupos de dança popular durante as apresentações. A programação se estende até a terça-feira (21), das 16h às 23h.

André Carvalho, 43 anos, conta que todos os anos vem brincar no polo. “Eu adoro o frevo, adoro o Carnaval, mas principalmente esse palco porque é o mais tradicional”. Conhecido pelos recifenses como “Praça do Diário", o lugar já foi foco de grandes acontecimentos históricos-sociais e se tornou o Quartel General do Frevo, nome escolhido para o polo que exalta o frevo.

Durante os dias de folia, as fantasias e os adereços coloridos ajudam a criar um clima de festa e diversão. Fantasiado de Homem da Meia-Noite, Edmar Silva, 59 anos, saiu do bairro de Casa Caiada, em Olinda, para prestigiar o frevo que já é uma tradição e reina absoluto durante os dias de folia. “Esperei dois anos para voltar aqui novamente e realizar essa alegria do Carnaval que está acontecendo agora. Aqui o ambiente é bem tranquilo, não tem aglomeração, ninguém pisa no seu pé e ainda recebe um arzinho bom. Dá pra dançar tranquilo”, conta Edmar, animado.

Subiram ao palco hoje Cia Trapiá de Dança de Pernambuco, Cia de Dança Ogum Odé, Orquestra Maestro Lima Neto, Cia de Dança Style, Grupo Pernambucano, Saltos Cia de Dança, Coral Edgard Moraes, Balé Popular do Recife, Orquestra 100% Mulher, Studio de Dança Professor Alexandre Spain, Movimento Cultural Fazendo Arte, Mendes e Sua Orquestra e PE Cultura Grupo de Dança.

Celebrando 20 anos de existência, a Orquestra 100% Mulher, atualmente formada por 17 musicistas, encantou o público com um vasto repertório de musicalidades da cultura pernambucana. “É lindo ver uma orquestra formada só por mulheres. É muito potente! Elas mostram que apesar das dificuldades e preconceitos que existem, podemos quebrar essa barreira”, conta Luísa Nascimento, 21 anos, que trouxe sua filha de um ano para curtir o carnaval pela primeira vez.

ARSENAL - Na Praça do Arsenal, a cantora e dançarina Flaira Ferro foi ovacionada pelo público. Militante da luta feminista, a artista parou o show para fazer homenagem a mulheres como Carolina de Jesus, Lia de Itamaracá, Elza Soares, Marielle Franco e Sonia Guajajara. Também passaram pelo palco Geraldo Maia, Orquestra Arruando, Família Salustiano e Marina Sena, encerrando com o agito da Academia da Berlinda.