NOTÍCIAS

Cultura | 20.03.12 - 16h53

Maquete da Cidade da Copa é atração no hall da Prefeitura do Recife

[caption id="attachment_15038" align="alignleft" width="334" caption="Com 20 m² e 1m de altura, a maquete pesa cerca de 600 quilos. Foto: Carlos Augusto"][/caption]

Funcionários e freqüentadores do edifício sede da Prefeitura do Recife estão podendo conferir de perto todos os detalhes do projeto Cidade da Copa, bairro planejado no entorno da Arena Pernambuco, que está sendo construída para o Mundial de 2014, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife. No hall do prédio está em exposição a maquete da primeira smart city (cidade inteligente) da América Latina. No protótipo, que fica na PCR durante duas semanas, é possível visualizar como a área está sendo concebida.
 
Com 20 m² e 1m de altura, a maquete pesa cerca de 600 quilos. Para concluí-la foi necessário o envolvimento de uma equipe de seis pessoas durante 60 dias. O modelo, criado pela empresa baiana SDK Maquetes, foi produzido com poliestireno, acrílico, policarbonato, adesivo de cianocrilato, MDF, madeira, espuma, entre outros materiais.
 
De acordo com o projeto, a área da Cidade da Copa deve ocupar 240 hectares e terá o uso dividido entre quatro pilares: moradia, trabalho, estudo e lazer. A área de lazer é composta por arena multiuso, centro de convenções, cinema, shopping center, bares e restaurantes. A parte residencial será formada por dois residenciais: Norte e Sul, na qual também serão encontradas escolas de ensino infantil e fundamental. A maquete também apresenta área indoor, residencial, campus educacional, além da própria Arena Pernambuco. O investimento é de R$ 1,6 bilhão.