NOTÍCIAS

| 20.03.13 - 18h11

Ações educativas e de prevenção marcam o Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Os moradores de rua serão o público-alvo prioritário da Secretaria de Saúde do Recife, que vai realizar exames e orientar sobre o tratamento

[caption id="attachment_32482" align="aligncenter" width="680"] Estima-se que cerca de 30% da população mundial estejam infectados pelo bacilo da Tuberculose. (Foto:Carlos Augusto/PCR)[/caption]

O próximo domingo, 24/03, será o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e, para marcar a data, a Secretaria de Saúde do Recife realiza, a partir de amanhã, ações de combate à doença. O trabalho vai acontecer em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife e de Pernambuco, o Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC) e o programa de Controle da Tuberculose da Secretaria Estadual de Saúde. Neste ano, foi definido que o público-alvo prioritário será a população que vive nas ruas – que, por estar exposta a situações de risco, desnutrição e falta de higiene, pode ter até 60 vezes mais chances de contrair a doença.

“É muito importante focar nesta população, pois o fato de serem moradores de rua, além de aumentar o risco de contágio, se reflete também numa baixa adesão ao tratamento”, explica o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia. Ele se refere ao fato de que muitos pacientes, após apresentar uma melhora inicial, abandonam o tratamento, o que deixa as bactérias mais resistentes aos medicamentos e dificulta a cura efetiva, levando à necessidade de procedimentos mais caros e à base de drogas que produzem mais efeitos colaterais ao organismo. “Ações como esta são fundamentais para mobilizar a sociedade e fortalecer as parcerias entre as instituições de assistência à saúde, em todos os níveis, ampliando a possibilidade de diagnosticar e tratar adequadamente esses pacientes”, afirma o secretário.

CALENDÁRIO DE AÇÕES:

Nesta quinta-feira, 21, junto com os grupos de redução de danos e arte-educadores, os agentes de saúde vão realizar exames e orientar os frequentadores do Centro de Referência à População de Rua (Centro POP), ligado à Prefeitura e situado na rua da Glória, no centro do Recife. Quatro kombis vão trazer cerca de 150 pessoas para participarem do evento, que vai contar com atrações diversas, como apresentações de teatro. A ação vai ocorrer das 8h às 12h.

Na sexta-feira, 22, a ação será no Centro da Juventude, no bairro de Santo Amaro, em parceria com o Programa Vida Nova (ligado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos).  Repetindo a atividade do dia anterior, haverá palestras e apresentações artísticas e serão coletados exames de escarro, para serem analisados no Laboratório Municipal.

Os moradores de rua não serão os únicos a serem contemplados. No dia 25, pela manhã, será realizada uma palestra no Centro Médico Lessa de Andrade, na Madalena, dentro do Grupo de Apoio à pessoa com Tuberculose. O Lessa de Andrade é conhecido por realizar o tratamento da tuberculose há mais de 50 anos, e foi escolhido para sediar o evento por ser referência também no tratamento da Aids (doença que leva à co-infecção e tem  influenciado no aumento da incidência e virulência da tuberculose, em todo o mundo). Já entre os dias 25 e 26, agentes comunitários de saúde vão realizar um porta-a-porta no bairro da Mustardinha, numa área de priorização epidemiológica onde vem ocorrendo maior detecção de casos.

O diagnóstico e o tratamento da tuberculose podem ser feitos normalmente pelas equipes dos postos de Saúde da Família de todo o município. Os casos mais complexos são encaminhados aos oito centros de referência, para acompanhamento com pneumologistas e outros profissionais.

DADOS SOBRE A TUBERCULOSE-  trata-se de uma doença infecto-contagiosa, causada pelo Bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis) e outras espécies de micobactérias. O bacilo foi descoberto pelo médico alemão Robert Koch, em 24 de março de 1882.

A doença afeta principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outros órgãos do corpo como rins, ossos e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Estima-se que cerca de 30% da população mundial estejam infectados, embora nem todos venham a desenvolver a tuberculose. Sua transmissão ocorre por meio das vias respiratórias, razão da maior incidência nos locais onde as condições de moradia são precárias. Entre os sintomas da tuberculose, estão tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue. O tratamento para a tuberculose é gratuito e deve ser iniciado o mais rapidamente possível. Praticamente 100% dos casos novos têm perspectivas de cura.

A tuberculose integra um grupo de males com maior incidência dentro da população de baixa renda, junto com a hanseníase, as verminoses, a Doença de Chagas e outras doenças tropicais endêmicas classificadas pela Organização Mundial de Saúde como “negligenciadas”. Ao longo da última década, o Ministério da Saúde e as Secretarias de Saúde de Pernambuco e do Recife têm alinhado esforços para reverter estes índices.

Embora se observe uma tendência à redução ao longo dos últimos anos, Recife ainda apresenta a maior taxa de mortalidade por conta da tuberculose dentre todas as capitais brasileiras. Em 2011, o número era de 6,3 óbitos por cada cem mil habitantes. Em 2012, foram notificados 1562 novos casos da doença no município, o que representa um índice de detecção de 99 casos para cada cem mil habitantes.