NOTÍCIAS

Cultura | 20.03.13 - 08h37

Alunos da Escola Jardim Monte Verde ganharão nova sede para estudar

Geraldo Julio encontra alunos da escola Jardim Monte Verde (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR) Geraldo Julio encontra alunos da escola Jardim Monte Verde (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)

Uma semana após garantir a construção de sede para escola na UR-7 Várzea, o prefeito Geraldo Julio voltou à comunidade de Jardim Monte Verde, no bairro da Cohab, onde assinou ordem de serviço autorizando a construção de um novo prédio para a Escola Municipal Jardim Monte Verde. As obras no terreno onde será erguida a nova sede da escola terão início na próxima segunda-feira. O investimento total é de R$ 1,5 milhão e a unidade será entregue à comunidade em até oito meses.

O imóvel que abrigará a escola municipal terá três pavimentos, nos quais funcionarão nove salas de aula - três a mais do que as existentes hoje. Além disso, contará com área de lazer, biblioteca, laboratório de informática e refeitório; bem como rampas de acesso ao primeiro e ao segundo andar e banheiro adaptado para pessoas com deficiência.

O Prefeito Geraldo Julio assina ordem de serviço autorizando a construção de um novo prédio para a Escola Municipal Jardim Monte Verde (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR) O Prefeito Geraldo Julio assina ordem de serviço autorizando a construção de um novo prédio para a Escola Municipal Jardim Monte Verde (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)

Durante o ato de assinatura da ordem de serviço, o prefeito destacou que a obra é uma conquista da comunidade. “Fico muito feliz de saber que, na próxima segunda-feira, as máquinas já estarão começando a trabalhar neste terreno. Faremos a entrega da escola já para os estudantes do próximo ano letivo, em condições de dar uma educação de qualidade para as crianças, que no futuro poderão disputar os empregos de igual para igual com quem estudou em escolas privadas”, declarou Geraldo Julio.

O secretário de Educação do Recife, Valmar Corrêa de Andrade, ressaltou que essa foi a segunda ordem de serviço para construção de nova escola em menos de duas semanas. A primeira foi a da Escola Municipal Professor João Francisco de Souza, na UR-7 Várzea. “Isso mostra o compromisso da Prefeitura com a melhoria da qualidade da educação no município”, afirmou.

Geraldo: "Fico muito feliz de saber que, na próxima segunda-feira, as máquinas já estarão começando a trabalhar neste terreno" (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR) Geraldo: "Fico muito feliz de saber que, na próxima segunda-feira, as máquinas já estarão começando a trabalhar neste terreno." (Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)

Pais de alunos fizeram questão de acompanhar o ato e garantem que vão fiscalizar o andamento das obras. Como a dona de casa Joana da Conceição, mãe do estudante Lucas, 9 anos, do 2º ano. “A nova escola vai ser mais perto da nossa casa e vai ter uma estrutura melhor.”

Atualmente, 411 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão matriculados na unidade de ensino. A escola foi fundada em 2003 atendendo a um pleito da comunidade. Desde então, funciona em dois imóveis: a sede, que ocupa um antigo posto policial, cedido pelo Estado, e o anexo, imóvel alugado onde antes havia uma residência. Cada prédio possui três salas de aula, que precisam funcionar em quatro turnos – manhã, intermediário, tarde e noite – para atender à demanda.

As crianças que estudam na Escola Municipal Jardim Monte Verde têm, em média, de 6 a 11 anos. Segundo a gestora da unidade, Raquel Antas Braga, mais duas turmas do 1º e do 2º ano poderão ser abertas no novo espaço, possibilitando a criação de até 60 vagas. Também será extinto o turno intermediário, que existia por causa da insuficiência de salas de aula para comportar as 22 turmas. “Dignidade é a palavra chave para este momento. Vamos ofertar à comunidade uma escola digna, que promove educação de qualidade e na qual os alunos terão prazer de estudar”, comemorou.