NOTÍCIAS

Cultura | 20.03.13 - 14h49

Suely Guimarães comandará o setor de Paradesporto da Prefeitura

[caption id="attachment_32465" align="aligncenter" width="680"] Suely pretende estimular a descoberta de talentos paradesportivos nas escolas públicas e comunidades carentes. (Foto: Marcos Pastich/PCR)[/caption]

Bicampeã paralímpica pretende estimular acessibilidade em hoteis, permitindo que o Recife sedie eventos internacionais

Conscientizar o setor hoteleiro para se adaptar às necessidades da pessoa com deficiência, possibilitando que a cidade receba campeonatos paradesportivos de nível sulamericano e mundial. Essa será uma das principais metas da bicampeã paralímpica Suely Guimarães, nomeada pelo prefeito Geraldo Julio para chefiar o setor de Paradesporto da Secretaria de Esportes e Copa do Mundo do Recife.

“Perdemos muitos eventos importantes devido à falta de hotéis acessíveis no Recife, principalmente em relação aos banheiros. Se conseguirmos superar esse problema, teremos condições de atrair competições internacionais, pois a pista do Santos Dumont já está adaptada e o Geraldão também ficará adaptado após a reforma”, afirma Suely.

A gestora pretende, também, estimular a descoberta de talentos paradesportivos nas escolas públicas e comunidades carentes do Recife. “Nosso esporte está crescendo em todo o mundo e o Recife não pode ficar para trás. Tenho certeza que, trabalhando de forma integrada com o Governo do Estado, poderemos avançar muito”, considera.

Conquistas - Suely é bicampeã paralímpica no arremesso de disco (Barcelona-1992 e Atenas-2004) e conquistou o bronze em Atlanta-1996. Ela estabeleceu o recorde mundial da categoria em 1992 e bateu a marca, até hoje não superada, em 1996 e 2004. No total, disputou seis paralimpíadas, seis mundiais e sete parapanamericanos. “Tenho 24 anos na seleção brasileira. Essa experiência será muito importante para meu trabalho na nova função”, afirma.

Além do brilhante currículo nas competições, Suely tem experiência na gestão pública. Foi diretora de Esportes no município de Jaboatão dos Guararapes, é graduada em Jornalismo e Relações Públicas e atualmente cursa Educação Física na Universidade Maurício de Nassau. É também palestrante na área esportiva, repassando sua história de vida e experiência na área.