NOTÍCIAS

| 20.03.14 - 18h10

Atividades do Dia Mundial da Água levam palestras educativas a escolas

[caption id="attachment_44680" align="alignleft" width="680"] Além das palestras, os alunos participam de jogos e
recebem material educativo sobre a preservação da água. (Antônio Tenório/ PCR)[/caption]

As atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água chegaram às escolas públicas municipais. Técnicos da Vigilância em Saúde Mental, da Secretaria de Saúde do Recife, estiveram, durante esta quinta-feira (20), na Escola Municipal Carlúcio de Souza Castanha, na UR-1, no Recife. Os alunos assistiram a palestras, participaram de jogos educativos, receberam material informativo sobre preservação da água e viraram espectadores de um teatro de mamulengos montado pela Empresa de Limpeza Urbana no pátio da escola.

As palestras são voltadas para alunos de todas as idades e abordam a origem da água, consumo, desinfecção e reciclagem. Uma das brincadeiras que mais chamou atenção foi a trilha, na qual os estudantes precisaram responder questões abordadas na palestra, para conseguir chegar até o fim. O estudante Leandro Gomes, de 9 anos, vai levar para casa tudo o que aprendeu na escola. “Minha mãe já ensina em casa que a gente tem que economizar água no banho, quando escova os dentes. Hoje, vou dizer a ela o que teve na escola”, contou Leandro.

Para a professora Paula Paiva, o assunto deve fazer parte do programa fixo de aulas. “Falo sobre água, quase diariamente. Chamo atenção, principalmente, para o desperdício, que muitos deles cometem até aqui mesmo dentro da instituição. Mas não adianta a gente falar na escola e a família não dar atenção, esse hábito tem de vir de casa”, pontuou a professora.

Além de algumas escolas, as atividades relacionadas ao Dia Mundial da Água – comemorado no dia 22 de março – acontecem em unidades de saúde, mercados e praças públicas até a próxima quarta-feira (26), em todos os Distritos Sanitários sob a orientação da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do Recife.