NOTÍCIAS

| 20.03.14 - 15h58

Mais de mil atendimentos são registrados na Upinha 24h do Córrego do Jenipapo na primeira semana de funcionamento

[caption id="attachment_44685" align="alignleft" width="680"] A unidade tem capacidade para atender cerca de 10 mil pessoas cadastradas. (Foto: Antônio Tenório/ PCR)[/caption]

Há uma semana, os moradores do Córrego do Jenipapo, na Zona Norte do Recife, foram contemplados com a inauguração da Unidade de Saúde da Família Upinha 24h – Prof. Dr. Hélio Mendonça. Nesses primeiros sete dias de funcionamento, foram registrados 1.117 atendimentos, dos quais 886 foram demandas espontâneas e 231 classificados como atendimentos de urgência. A unidade, que tem capacidade para atender as 10 mil pessoas cadastradas para área de abrangência, recebeu 837 pessoas até ontem (19).

O pintor Wellington Pereira procurou a Upinha 24h para tomar uma injeção, e elogiou o atendimento. “Foi rápido demais. A estrutura está ótima e os serviços de alta qualidade”, comentou. A Upinha 24h do Córrego do Jenipapo foi a segunda unidade inaugurada, no Recife, que disponibiliza modelo pioneiro, no Brasil, na prestação de serviço da atenção básica à saúde, com atendimento estendido para as consultas e 24 horas para as pequenas urgências, além de sala de observação para os pacientes.

Os usuários ainda têm a disposição salas de vacinação, nebulização e curativo, além de espaços para a coleta de exames e aplicação de medicamentos. Na unidade, atuam 3 equipes do Programa Saúde da Família que foram capacitadas para atender dentro desse novo padrão da Atenção Básica. Cada equipe é composta por 1 médico, 1 enfermeiro, um técnico de enfermagem, 1 odontologista e um auxiliar de saúde bucal, além de 6 Agentes Comunitários de Saúde.

Com uma área construída de 750 metros quadrados, a Upinha 24h Prof. Dr. Hélio Mendonça recebeu investimento municipal da ordem de R$ 2,6 milhões, sendo R$ 400 mil para a aquisição de equipamentos. A Unidade disponibiliza serviços ambulatoriais e de urgência em 6 consultórios, além de sala odontológica com 03 equipes que permite atendimento simultâneo de três pacientes.