NOTÍCIAS

Cultura | 20.03.14 - 16h54

Saberes do Frevo: oficinas pedagógicas estão com inscrições abertas

As aulas são de dança, música, adereços e elaboração de projetos

Pensando em preservar e difundir os conhecimentos ligados ao Frevo, uma das mais fortes expressões culturais pernambucanas, o Comitê de Salvaguarda do Frevo abriu inscrições para quatro oficinas pedagógicas. São aulas de Música, Dança, Adereços e Elaboração de Projetos, com com duas turmas cada. As inscrições podem ser feitas na Casa do Carnaval, enquanto houver vagas, no Pátio de São Pedro, Bairro de São José, das 10h às 16h. As oficinas, com duração de 20 horas/aula, são gratuitas.

A Oficina de Adereços, ministrada pelos artistas plásticos Fábio Costa e Américo Barreto, ocupará o Paço do Frevo duas vezes por semana, de 4 a 25 de abril. Ao longo das aulas serão apresentadas técnicas para produção de adereços de cabeça e mão, golas e costeiras, usando materiais como papelão, tecido, colas, galões e acetatos. Os interessados podem optar pelo horário das 9h30 às 12h30 ou das 14h às 17h.

Já a Oficina de Dança, que também ocorre no Paço do Frevo, terá uma turma a cargo dos bailarinos Eduardo Araújo e Valdemiro Neto, voltada para a faixa etária entre 13 e 16 anos, e outra ministrada por Ricardo Barbosa e Wilson Aguiar, para quem tiver mais de 17. A ideia é contextualizar a história do Frevo, abordando também os aspectos musicais, praticar e experimentar os passos do ritmo, buscando o improviso e a espontaneidade do frevo de rua.

Para quem quiser aperfeiçoar um pouco mais a execução do Frevo, as Oficinas de Música incluem Técnicas de Execução de Frevo de Rua, com Roberto Silva, e Técnicas de Execução de Orquestra de Pau e Corda, com Maurício César. Os alunos devem possuir o instrumento e a estante. Na parte de Técnica Vocal para os Frevos de Rua e Canção, com a professora Hadassa Gonzaga, o único pré-requisito é ter a partir de 15 anos. As aulas acontecerão entre os dias 4 e 25 e abril, no Centro de Criatividade Musical de Recife (Rua da Aurora, 439).

Na Casa 38 do Pátio de São Pedro, acontecerão as Oficinas de Planejamento e Elaboração de Projetos, ministradas pelo produtor cultural Osmar Barbalho. As aulas iniciam no dia 8 de abril e vão até o dia 15 de abril, para aqueles que optarem para o horário das 9h às 12h. Já a turma do período da tarde, das 14h às 17h, será entre os dias 6 e 14 de maio. O curso apresentará as características dos mecanismos de incentivo à cultura, e também haverá um momento específico para explanar as convocatórias do ciclo carnavalesco.

A abertura de todas as oficinas acontece no dia 1º de abril, às 15h, com palestra da pesquisadora Carmem Lélis sobre o “Frevo como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade”, no Auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco.

Dúvidas podem ser esclarecidas no 3355-4311.