NOTÍCIAS

Cultura | 20.03.15 - 17h40

Prefeitura do Recife apresenta projetos de Tecnologia na Educação em Porto Alegre

A Secretaria de Educação do Recife foi convidada a apresentar as principais iniciativas tecnológicas desenvolvidas nas escolas municipais. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

A Secretaria de Educação do Recife apresenta, nesta segunda-feira (23), os projetos de Tecnologia na Educação no InovaEduca Summit - evento que vai reunir, em Porto Alegre, os secretários de Educação das cidades do Rio Grande do Sul. O objetivo é debater o uso de dispositivos móveis em sala de aula. O secretário-executivo de Tecnologia na Educação do Recife, Francisco Luiz dos Santos, vai expor as principais iniciativas tecnológicas desenvolvidas nas escolas municipais.

A palestra inclui o Programa Robótica na Escola, as mesas interativas utilizadas como auxílio para alfabetização dos alunos da Educação Infantil, os modems 3G e 4G distribuídos para os professores, as matrículas online e o Diário de Classe Online.

O ponto principal da exposição será o Programa Rede de Aprendizagens, através do qual foram distribuídos 14 mil tablets para os estudantes de Anos Finais do Ensino Fundamental, com mais de 100 GB de conteúdos pedagógicos. Além de serem usados pelos alunos, os aparelhos funcionam como instrumento de inclusão digital das famílias, já que muitas vezes o equipamento é o único computador da casa. O investimento total na aquisição dos dispositivos foi de R$ 11,6 milhão em recursos próprios da Prefeitura do Recife. Os aparelhos podem ser utilizados como netbooks (com o teclado integrado) e, dobrados, como tablets. As 36 escolas de 6º ao 9º ano têm wi-fi para possibilitar acesso à internet.

O convite à Secretaria de Educação do Recife foi feito pelos organizadores do InovaEduca, que consideram a capital pernambucana um destaque em inovações na área de Tecnologia na Educação. Os organizadores vieram a Pernambuco conhecer as iniciativas e acharam relevante repassar a experiência para outros estados. "Os secretários municipais de Educação do Rio Grande do Sul querem saber como os programas estão se processando no Recife, para que eles possam levar para suas cidades algumas experiências da capital pernambucana", explicou Francisco Luiz dos Santos.